TV Globo destaca ferramenta desenvolvida pelo CFA

TV Globo destaca ferramenta desenvolvida pelo CFA

O telejornal nacional Bom Dia Brasil, exibido pela TV Globo, apresentou no dia 25 de outubro uma matéria sobre o gasto excessivo de água dos brasileiros, que consomem mais do que o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os dados utilizados vieram do Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos, o CFA-Gesae, desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração (CFA).

Enquanto a ONU estabelece que o consumo deve ser de 110 litros de água por dia por pessoa, o brasileiro gasta 154,14 litros. O estado campeão de desperdício é o Rio de Janeiro que consome, per capta, 248,31.

A ferramenta foi desenvolvida após o Debate Qualificado sobre saneamento, promovido pelo CFA, e visa oferecer aos municípios um sistema de governança e planejamento estratégico de serviços públicos de água e esgoto.

O CFA-Gesae permite avaliar diversos aspectos, com dez áreas-chave e 70 indicadores. Cada área-chave possui sete indicadores e, por meio deles, é possível avaliar a gestão de forma detalhada. É possível checar, por exemplo, o consumo médio per capita de água; consumo médio de água por economia; índice de atendimento urbano de água; índice de atendimento total de água; índice de coleta de esgoto; e índice de tratamento de esgoto.

As dez áreas-chaves são: governança e transparência da prestação dos serviços; sustentabilidade da gestão dos recursos hídricos; transparência tarifária; transparência econômica e financeira; qualidade na prestação dos serviços; qualidade do produto; transparência na gestão de pessoal; eficiência comercial e financeira; transparência na gestão das despesas; e eficiência nas operações de água.

O CFA disponibiliza o acesso ao CFA-Gesae a qualquer cidadão. Basta seguir o passo a passo:

1. Acesse www.gesae.org.br

2. login: publico / senha: publico

3. Clique na opção “Benchmarking” localizado ao lado esquerdo do site;

4. Em seguida, clique na opção “Áreas Chaves”;

5. Aparecerá um gráfico com as áreas chaves. Clique na que deseja consultar;

6. Em seguida, clique no botão vermelho “Consultar municípios”;

7. Vai aparecer um filtro para refinar a pesquisa. Basta preencher o ano da pesquisa e o nome

do município. Pode colocar mais de um nome de município.

8. Na sequência, escolha o indicador que deseja consultar. Para isso, só clicar em cima do nome do indicador. Depois, clica no botão cinza “Gerar Análise” disponibilizado a sua direita.

9. Pronto! A ferramenta gerou os resultados.

Deixe uma resposta

Fechar Menu