Você está visualizando atualmente Fiscalização: O que é e faz um Responsável Técnico?

Fiscalização: O que é e faz um Responsável Técnico?

Garantir a qualidade do produto final ou serviço é a função essencial do Responsável Técnico (RT). As empresas contratam um Administrador, Tecnólogo em Gestão, Mestre ou Doutor em Administração, para assumir essa ocupação por meio do contrato de prestação de serviços (autônomo) ou de trabalho (empregado).

A atuação do RT, portanto, é de fundamental importância. “Assim as empresas e entidades registradas podem cumprir com fidelidade, eficiência e qualidade os seus objetivos sociais, contratos de prestação de serviços e de fornecimento de produtos. Ela em defesa dos contratantes e da sociedade”, explicou o Assessor Técnico do CRA-ES, o Adm. Antônio Caloni.

Ele explica, ainda que, cabe para esse profissional garantir a qualidade do serviço prestado. Quando há dano sofrido pelo consumidor ele responderá por qualquer ocorrência.

Quem tem interesse em trabalhar como Responsável Técnico (RT) recomenda-se participar de treinamentos específicos. “Para aqueles que já atuam no segmento, a atualização dos conhecimentos é de grande importância. Periodicamente o CRA-ES realiza workshops com a finalidade de orientar sobre as atividades profissionais do Responsável Técnico e suas responsabilidades”, completou Caloni.