A fiscalização

 O Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) em cumprimento ao que determina a Lei n.º 4.769/65, regulamentada pelo Decreto n.º 61.934/67 possui delegação de competência do Estado para fiscalizar o exercício da profissão, visando prevenir e coibir as violações aos dispositivos da Lei, cabendo proceder com as ações fiscalizatórias orientativas, disciplinadoras ou punitivas, dependendo da infração.

O que o CRA fiscaliza?

Pessoas Físicas: Fiscaliza o exercício profissional, sob os aspectos técnicos e éticos, bem como o exercício ilegal da profissão.

Pessoas Jurídicas: Fiscaliza as registradas por intermédio dos seus Responsáveis Técnicos. Fiscaliza as inabilitadas ou sem o Responsável Técnico, que exploram atividades da Administração, prestando serviços a terceiros e expondo, dessa forma, a sociedade a riscos de danos.

Empregadores: Orienta sobre a exigência do registro e a fim de evitar que cargos da Administração sejam ocupados por inabilitados, o que caracteriza, inclusive, o exercício ilegal da profissão da Administração.

CPL – Comissões Permanentes de Licitação: Orienta os presidentes das comissões e pregoeiros quanto à exigência de apresentação de Registro de Atestados de Capacidade Técnica registrados no CRA-ES por parte das licitantes, quando o objeto do certame envolver atividades de Administração, e solicita retificações caso o edital não exija.

Concurso Público: Orienta e exige o registro no CRA-ES das empresas organizadoras de concursos públicos, bem como que ao elaborarem o Edital observem a legislação que regulamenta a profissão da Administração (Lei n.º 4.769/65), fiscalizando também, caso haja imperícias técnicas ou éticas no decorrer da prestação de seus serviços.

Apuração de Denúncias: Verifica e apura informações sobre Pessoas Físicas e Jurídicas que estejam atuando ilegalmente nos campos privativos da Administração ou que tenham cometido falhas éticas e técnicas no exercício da Administração.

Apuração de infrações éticas cometidas no exercício da profissão da Administração

Entre suas obrigações legais, cabe ao CRA a proteção do interesse público, na qual se destaca a Fiscalização Ética dos profissionais da Administração, em atendimento ao Código de Ética aprovado pelo Conselho Federal de Administração – CFA, visando garantir ética, qualidade e zelo profissional aos serviços praticados.

A importância de se contratar Profissionais devidamente habilitados, além de respeitar a legislação vigente, deve-se ao fato de o Conselho somente poder aplicar a Fiscalização Ética a profissionais registrados, não cabendo ao leigo responsabilizar-se profissionalmente por condutas antiéticas.

Caso haja algum desvio de conduta ética por parte de profissionais da Administração, cabe às pessoas cientes da irregularidade e que queiram contribuir para a regularização da situação, proceder com denúncia formal ao CRA por meio de Ofício ou Email.

DENÚNCIAS

Com a finalidade de coibir o exercício ilegal da profissão, o CRA-ES disponibiliza este espaço de comunicação direta com a Fiscalização. Esclarecemos que os dados pessoais do denunciante serão preservados pelo CRA-ES. Principais tipos de denúncia recebidos pelo CRA-ES:

  • Empresa que explora atividades na área da Administração sem possuir registro no CRA-ES.
  • Pessoa Física não graduada na área da Administração que desenvolve atividades típicas da Administração.
  • Graduados na área da Administração que desenvolvem atividades típicas da Administração sem possuir o registro no CRA-ES.
  • Empresas registradas que estejam atuando sem Responsável Técnico.
  • Infringências às Resoluções Normativas que regem o Sistema, praticadas por Pessoas Jurídicas registradas no CRA-ES.
  • Infrações Éticas e Técnicas praticadas por profissional de Administração registrado no CRA-ES.
  • Licitações e concursos públicos da área da Administração irregulares.

IMPORTANTE!
Toda Empresa que atua nos campos da Administração deve estar registrada no CRA-ES e ter Responsável Técnico (CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O RT).

Por meio da Comissão Permanente de Ética e Disciplina, o CRA-ES tem obtido notáveis resultados na apuração de denúncias, a exemplo de:

  • Combate ao exercício ilegal da profissão em todas as suas formas;
  • Combate aos documentos falsos emitidos por Pessoa Física e Jurídica;
  • Combate à Postura Antiética ou Inabilidade Técnica do Profissional ou Responsável Técnico;
  • Combate à Recusa imotivada de determinações do CRA-ES;
  • Impedimento da utilização de diplomas falsos para efetivação do Registro Profissional.

Denuncie o exercício ilegal da profissão em todas as suas formas!

FORMULÁRIO DE DENÚNCIA
DEFESA EM 1ª INSTÂNCIA

Informações
Dúvidas sobre denúncias e/ou Fiscalização, estamos à disposição através dos canais:

E-mail: fiscalizacao@craes.org.br
WhatsApp: (27) 99846-9523
Telefone: (27) 2121-0529

Fechar Menu