Você está visualizando atualmente Consultoria Gratuita para Micro e Pequenas Empresas

Consultoria Gratuita para Micro e Pequenas Empresas

Um mutirão formado por profissionais da Administração oferece gratuitamente, uma consultoria para empresários do Espírito Santo. A medida, anunciada pela Governo do Estado nesta quinta-feira (3), pretende evitar que os negócios, de pequeno e médio porte, fechem as portas como consequência dos impactos econômicos provocados pela pandemia. Serão 130 consultores, em diversas áreas, prestando o serviço.

O projeto é do Conselho Federal de Administração (CFA) e será executado no estado pelo Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), que já vinha prestando a consultoria online desde o início da pandemia. A autarquia capixaba potencializou os conhecimentos dos profissionais da Administração disponibilizando um curso de consultoria online. “Depois recrutamos os voluntários para atuar na prestação desse serviço, que é inédito”, explicou o Administrador Maurílio José Inês, presidente do CRA-ES.

Para ter acesso ao serviço, os micro e pequenos empresários precisam se inscrever em nosso site ( craes.org.br/mpes ) Serão selecionados negócios de qualquer segmento. “O ramo de atuação não é um fator de seleção. Quem empreende em qualquer área e precisa de ajuda para não encerrar as atividades pode participar”, detalhou o Administrador Gláucio Siqueira, que é o coordenador da iniciativa.

Segundo ele, podem participar microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPP). Será oferecida consultoria gratuita em finanças, orçamento, logística, recursos humanos, marketing, tecnologia da informação e outras áreas da Administração.

CRA-ES conta com apoio de instituições importantes
As parcerias têm se revelado como uma importante estratégia. Diretor do Mack Institute for Innovation Management, o professor Harbir Singh afirma que parcerias e alianças desembocam em oportunidades e recursos complementares. Sua observação foi feita durante a apresentação de um programa de estudos da Universidade da Pensilvânia, nos EUA.

A colocação do especialista reafirma a postura que o Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) buscar ter para oferecer cursos, palestras e qualificações diversas. “Entendemos que os parceiros compartilham expertise e ampliam a visibilidade da autarquia. Sem eles, é certo que nosso alcance seria bem menor”, pontuou o presidente do conselho, o Administrador Maurílio José Inês.

Um dos exemplos dessa ação foi a promoção do curso de Consultoria Online para profissionais da Administração. A qualificação foi oferecida em meio a pandemia, com o objetivo de ser uma oportunidade significativa em razão da nova modalidade de prestação de serviço. “A vida online ganhou muito mais relevância com a pandemia. Então, decidimos oferecer o curso e logo vimos que sem os parceiros a oportunidade não chegaria para muitos profissionais que precisam”, acrescentou o presidente.

Por isso, o CRA-ES segue em busca das melhores formas de oferecer e ampliar o acesso aos cursos, palestras e capacitações disponibilizadas. Para as edições dos cursos de Consultoria Online a autarquia contou com o apoio de instituições importantes. Foram elas: Sindbares, Sindhotéis, Femicro, Aderes, Federação das CDL’s e Sinepe.