Câmara Temática de Inovação na Gestão Pública

Em consonância com as ações desenvolvidas pela Câmara de Gestão Pública do CFA, em 2019, o CRA-ES criou a Câmara Temática de Inovação na Gestão Pública com o intuito de difundir os conhecimentos e boas práticas de Gestão, assim como a difusão da ciência da administração na área pública. A Câmara possui um importante papel, principalmente na capacitação de profissionais da administração que atuam nesta área.  

A Câmara possui como atividade norteadora a disseminação do IGM/CFA. Em novembro de 2019, em parceria com o CFA, realizou o Workshop de Gestão Pública, na sede do CRA-ES. A capacitação foi destinada aos profissionais registrados, que conheceram o Índice de Gestão Municipal para posterior aplicação nos municípios e empresas interessadas.  

Ainda em novembro, o IGM foi apresentado pelo Adm. Fábio Macêdo e equipe da CGP no 8º Congresso Gestão das Cidades, realizado pela Amunes. Em um primeiro momento, o IGM foi apresentado em palestra destinada aos Prefeitos, Secretários de Administração dos municípios capixabas e demais autoridades públicas presentes. No segundo dia de evento, a capacitação foi destinada aos Secretários de Administração e Servidores Públicos indicados pelos Prefeitos para atuação como Consultores Internos.

Para atingir este objetivo foram estabelecidas importantes parcerias com entidades como o Sebrae-ES, Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Administração do Espírito Santo (Fesmad) e Tribunal de Contas, que prontamente entenderam a importância do trabalho e indicaram profissionais para participarem deste importante grupo de trabalho.

IGM/CFA

O IGM consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. O índice reúne dados extraídos de bases públicas como a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS).

Além das ocasiões acima, o IGM/CFA foi apresentado em diversas reuniões do Fesmad a todos os secretários de Administração dos municípios capixabas, tanto em eventos presenciais como por meio de ferramentas digitais. Esse trabalho orientativo permanece ao longo de 2021.

No final de 2020, a Câmara de Inovação na Gestão Pública realizou evento pós-eleições com o Adm. Daniel Annemberg sobre inovação na gestão pública. Além dos eventos, periodicamente, o CRA-ES faz publicações sobre o IGM/CFA em suas redes sociais e site. Recentemente, divulgou o lançamento do IGM-CFA 2020 e compartilhou a cartilha IGM-CFA nas eleições municipais (Guia para Imprensa).

Em 2021, a Câmara se organizou para atuar com base em 4 eixos estratégicos: Estímulo à inovação na gestão pública, Apoio ao desenvolvimento da gestão pública municipal, Capacitação para inovação na gestão pública e Produção de conteúdo sobre inovação na gestão pública.

Coordenadora da Câmara

Ivonete

Admª.Maria Ivonete Bezerra de Sá, CRA-ES 4036
Administradora, Diretora Adjunta de Administração e Finanças do CRA-ES, Especialista em Auditoria Pública e Controle da Administração Pública; Servidora Pública Estadual da SECONT/ES, no cargo efetivo de Auditora do Estado. Presidente do Conselho Fiscal do IPAJM.

Contato: ct.gpublica.craes@gmail.com

Últimas Notícias – Gestão Pública  

IGM-CFA 2022 apresenta duas novas ferramentas de consulta

O Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (IGM-CFA) segue passando por melhorias e atualizações para ajudar ...

O CRA-ES promove reunião com a Secretaria de Controle e Transparência (Secont)

O Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) promoveu na última terça-feira (24), uma reunião para tratar de ...

Corrupção e má gestão pública são graves problemas para o futuro do país

O ano de 2022 começou com um antigo fantasma assombrando os brasileiros: a corrupção, e isto porque o país ...

‘Diagnóstico Brasil’ está disponível no site do CFA

Publicação traz dados do IGM-CFA, coletados ao longo de 2021, e mostra resultados da gestão pública em cada estado ...

Formação diferenciada é chave para atuar nas áreas da gestão pública

Oportunidades e progresso na carreira dependem de melhor preparo, e investir em estudo, projetos e experiências interdisciplinares são tendências ...

CRA-ES estará presente no FESMAD – ES

Os Administradores Manoel Carlos Rocha Lima e Luciano Forrechi irão representar o Conselho Regional de Administração do ES (CRA-ES) ...

Eventos e Capacitações – Gestão Pública

ADM TALKS | Administração Pública: Oportunidades e Benefícios

Uma roda de conversa dedicada a profissionais e estudantes de Administração para discutirem e explorarem as diversas possibilidades do Profissional da Administração atuando no serviço público.  O evento será conduzido […]

Saiba mais!
30 abril 2024

Se interessou em fazer parte ou saber mais sobre as câmaras temáticas? Entre em contato conosco.

Estamos ansiosos para conhecer suas preferências. Por favor, preencha o formulário e nos ajude a direcionar melhor sua participação. É um processo rápido, e você pode escolher mais de uma opção.