Em algum momento da jornada como estudante você já se perguntou “O que eu vou fazer depois de formado?”. Todo mundo sabe que hoje em dia o diploma não é garantia e um currículo que vai além faz toda a diferença no mercado de trabalho. A questão aqui é: qual o melhor caminho a ser seguido após a formação?
É claro que ninguém pode definir qual seria esse “melhor caminho” para outra pessoa, uma vez que essas escolhas variam de acordo com demandas individuais, com a área que se deseja atuar, oportunidades que surgem durante e após a graduação, tempo disponível para investir numa especialização, entre muitos outros fatores.
Durante a faculdade os estudantes são preparados principalmente para terem a habilidade de contínua adaptação às novas demandas, a absorção de novos conhecimentos é um destaque a longo prazo. Sendo assim segue uma lista de possíveis caminhos a serem seguidos depois da sonhada formatura:
Cursos de módulos livres
Estudos afastados do ambiente acadêmico e focados na parte prática de desenvolvimento profissional podem ser a diferença na hora de ser selecionado para uma vaga de emprego ou bolsas de estudo. O benefício dessa escolha é que geralmente os valores desse tipo de curso são mais acessíveis e ele tem uma duração rápida.
Partir para uma segunda graduação
Muitas vezes acontece do estudante, apesar de amar o curso, não se identificar com o mercado de trabalho. Por causa disso acaba fazendo uma transição de carreira em áreas correlacionadas ou distantes.
Mestrado
Seguir dentro da academia para investir em pesquisa é uma jornada desafiadora. Mas é um dos caminhos mais conhecidos e comentados durante a graduação. Uma vez no mestrado, o estudante deverá escolher um objeto de pesquisa e se aprofundar nele com a finalidade de criar uma tese a respeito.
Especialização
Esse tipo de capacitação geralmente é mais voltada aos recém formados sem muita experiência no mercado de trabalho e ela atua como uma preparação para determinada área.
Intercâmbio
Já pensou em investir em novos ares? Fazer um intercâmbio é uma oportunidade que abre portas no mercado de trabalho, além de proporcionar uma nova visão para outras possibilidades pelo mundo.
Partir para o mercado de trabalho
Acumular conhecimentos pela experiência própria, ver e aprender na própria pele os jeitos com que o mercado de trabalho funciona podem ser a preparação mais necessária para o seu currículo. Muitas vezes um bom emprego consegue criar profissionais competitivos.
Em resumo, o maior diferencial é justamente o incômodo de permanecer o mesmo, buscar aperfeiçoar o conhecimento e se manter atualizado. O ponto aqui é que se o profissional não busca estar atualizado sobre as atuais ferramentas de trabalho e tendências globais não vai adiantar nada. A dica final é: use os recursos ao seu dispor para te atender da melhor maneira possível.
FONTE: Maria Natália Terra, com supervisão de Rodrigo Miranda