Os profissionais de Administração foram homenageados nesta terça-feira (10/09), no plenário do Senado, em Brasília. O local contou com a presença de autoridades da área e de estudantes que comemoraram os 59 anos da Lei nº 4.769/65, que regulamentou a profissão no Brasil. A sessão foi proposta pelo senador Izalci Lucas que destacou a necessidade de gestão para o desenvolvimento do país. “É muito mais difícil você administrar uma cidade, um estado ou um país. Estamos num momento de priorizar uma grande mudança e os administradores têm um papel fundamental nisso”, alertou o senador.
O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo, agradeceu o senador Izalci pela sessão solene e pelo apoio aos profissionais de Administração. No púlpito da casa legislativa, ele destacou os 59 anos da regulamentação da profissão. “Celebramos não apenas as conquistas individuais desses profissionais, mas também o impacto coletivo do seu trabalho na construção de uma sociedade mais organizada, eficiente e próspera”, ressaltou.
Leonardo Macedo frisou ainda a importância da fiscalização. “Nós do Sistema CFA/CRAs, não temos poupado esforços para garantir o exercício legal a fim de proteger a empregabilidade dos mais de 400 mil profissionais de Administração em todo o Brasil”, reforçou.
Logo após a exibição do vídeo institucional produzido pelo Conselho Federal de Administração (CFA), o diretor da Câmara de Administração e Finanças do CFA, Francisco Costa, fez a leitura de um cordel em homenagem aos profissionais de administração. “Evoluímos bastante, isso nos faz brilhar, mas precisamos cada vez mais nos irmanar para nossa profissão valorizar”, destacou em um dos trechos.
A vice-diretora da Câmara de Relações Institucionais e Eventos do CFA, Adriana Rodrigues da Silva, ressaltou avanços da atual gestão. “A nossa gestão vem atuando de uma forma muito eficaz para que essa valorização cresça trazendo projetos como a criação do Dia da Valorização da Mulher Profissional de Administração, para mim um privilégio por ser a autora da proposta”, salientou a conselheira.
Representando os conselheiros regionais, o presidente do CRA-DF Carlos Alberto Ferreira Júnior lembrou da importância dos conselheiros participarem das eleições do Sistema CFA/CRAs e ainda deixou um recado aos estudantes presentes. “Eu vejo no setor público e privado pessoas sem a menor capacitação para fazer o que estão fazendo. Então vocês, como profissionais de Administração, têm que se apresentar para serem vistos e colocados nessas posições no mercado de trabalho”, afirmou.
A conselheira federal do CRA-SC, Isabela Regina Fornari Muller, representou a Comissão Especial ADM Mulher e destacou a importância da participação feminina. “Hoje, somos mais de 52% de mulheres no CFA/CRAs, mais de 60% das alunas nos cursos de graduação em Administração e a força do empreendedorismo brasileiro sai de todas vocês”, ressaltou.
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), e administrador, Augusto Nardes, salientou o papel no TCU na preservação do erário público e a importância de uma gestão com profissionais capacitados. “Não tem outra forma de preservar o erário se nós não valorizarmos as profissões, quem tem capacidade de decidir com competência, equilíbrio e conhecimento técnico”, destacou.
A sessão solene na Câmara dos Deputados foi transmitida na TV Senado. Para conferir o evento na íntegra, clique aqui.
Crédito: Alexandra Fiori | Assessoria de Comunicação CFA