As temperaturas começam a subir com a proximidade do Verão e, claro, o consumo de água nesta época também aumenta. Um novo índice – o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégicas de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae) -, aponta que o Espírito Santo está entre os Estados com maior gasto de água.
O capixaba consome, em média, 151.42 litros por dia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera 110 litros de água, diariamente, como sendo suficientes para suprir as necessidades básicas de uma pessoa.
“Precisamos cada vez mais buscar a eficiência da gestão dos recursos hídricos, bem como, conscientizar a população e a indústria para consumir a água de forma sustentável”, pontuou o presidente do Conselho de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), o administrador Hércules Falcão.
A ferramenta foi desenvolvida após o Debate Qualificado sobre saneamento, promovido pelo CFA, e visa oferecer aos municípios um sistema de governança e planejamento estratégico de serviços públicos de água e esgoto.
O ÍNDICE CFA-Gesae
O CFA-Gesae permite avaliar diversos aspectos, com dez áreas-chave e 70 indicadores. Cada área-chave possui sete indicadores e, por meio deles, é possível avaliar a gestão de forma detalhada. É possível checar, por exemplo, o consumo médio per capita de água; consumo médio de água por economia; índice de atendimento urbano de água; índice de atendimento total de água; índice de coleta de esgoto; e índice de tratamento de esgoto.
O CFA disponibiliza o acesso ao CFA-Gesae a qualquer cidadão. Basta seguir o passo a passo:
1. Acesse www.gesae.org.br
2. login: publico / senha: publico
3. Clique na opção “Benchmarking” localizado ao lado esquerdo do site;
4. Em seguida, clique na opção “Áreas Chaves”;
5. Aparecerá um gráfico com as áreas chaves. Clique na que deseja consultar;
6. Em seguida, clique no botão vermelho “Consultar municípios”;
7. Vai aparecer um filtro para refinar a pesquisa. Basta preencher o ano da pesquisa e o nome
do município. Pode colocar mais de um nome de município.
8. Na sequência, escolha o indicador que deseja consultar. Para isso, só clicar em cima do nome do indicador. Depois, clica no botão cinza “Gerar Análise” disponibilizado a sua direita.
9. Pronto! A ferramenta gerou os resultados.