No momento, você está visualizando Governo anuncia mudança no sistema do eSocial

Governo anuncia mudança no sistema do eSocial

A meta é simplificar o dia a dia do empregador

Para reduzir a burocracia e estimular a geração de empregos, o governo federal decidiu modernizar o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

A meta é simplificar o dia a dia do empregador e, em consequência, estimular a geração de postos de trabalho. “O eSocial será substituído por um sistema bem mais simples em 2020. Vamos simplificar, desburocratizar e permitir que o Estado e o empregador se unam para gerar crescimento”, disse o secretário especial do Ministério da Economia Rogério Marinho. 

O governo recebeu 119 sugestões para melhorar o sistema do eSocial. Destas, 84% foram atendidas. Haverá forte redução do número de dados a serem informados pelo empregador. Isso será possível porque o novo sistema irá obter e cruzar informações que já existam em outros bancos de dados.

O calendário aprovado pelo comitê gestor do eSocial prevê que todas as mudanças no sistema entrarão em funcionamento até o primeiro trimestre de 2020. A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho é responsável pela gestão do eSocial e também faz parte do comitê gestor do sistema, junto com as secretarias especiais da Receita Federal, de Produtividade, Emprego e Competitividade e de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, além do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

É fundamental que os gestores fiquem atentos às mudanças que estão sendo anunciadas, pois elas impactam diretamente a rotina de trabalho do profissional da administração”, recomendou o superintendente do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), Administrador Pedro Prêmoli

Fonte: Portal eSocial