CAMPOS DA ADMINISTRAÇÃO
Em 1965 a profissão da Administração foi regulamentada no Brasil pela Lei 4769/65 para garantir gestão profissional às empresas públicas e privadas.
A Lei 4769/65 normatizou os campos de atuação do profissional da Administração, assim como criou o Sistema CFA/CRA’s com o propósito de garantir qualidade técnica e ética no exercício da Administração, mediante a habilitação, fiscalização e disciplina profissional.
A manutenção ativa do registro profissional junto ao CRA para o exercício da Administração, é obrigatória pelo artigo 14 da Lei 4769/65.
O exercício profissional da Administração foi regulamentado no artigo 2º da Lei 4769/65, conforme grifos nossos abaixo:
Art. 2º A atividade profissional de Administrador
será exercida, como profissão liberal ou não, mediante:
a) pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos, assessoria em geral, chefia intermediária, direção superior;
b) pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos da Administração, como administração e seleção de pessoal, organização e métodos, orçamentos, administração de material, administração financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que esses se desdobrem ou aos quais sejam conexos.
Confira abaixo os campos da profissão da Administração, regulamentados pela Lei 4769/65, onde a habilitação no CRA se faz obrigatória.
Administração de Pessoas/Recursos Humanos
Pessoas são o capital mais valioso de qualquer organização.
As empresas crescem por meio da interação e mobilização dos seus funcionários, e seus resultados são atingidos pela entrega do capital intelectual e força de trabalho de pessoas.
A Administração de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas é a área estratégica responsável por administrar e comandar os profissionais dentro das organizações, pensando e criando processos de gerenciamento completo das relações das pessoas com as Empresas, alinhando as demandas organizacionais e interesses laborais.
A Gestão de Pessoas é campo da Administração de Empresas.
Muitas são as nomenclaturas adotadas pelas organizações, compreendendo desde a área de conhecimento, como Administração de Pessoas ou Gestão de Pessoas, como setores de empresas, como Recursos Humanos, Gestão de Gente, Administração de Recursos Humanos, Departamento de Pessoas, Gerência de Pessoal e muitos outros.
Pessoas são essenciais para a sustentabilidade e crescimento das organizações, exigindo mecanismos de gestão capazes de garantir desempenho, resultados e qualidade de vida dos colaboradores.
A Administração de Pessoas envolve todas as práticas de gerenciamento de funcionários de uma organização, tais como:
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Os campos mais comuns de atuação em Administração de Pessoas são:
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Organização, Sistemas e Métodos
As organizações são sistemas interligados de um grupo de pessoas e comportamentos sociais, que interagem entre si para atender aos requisitos e demandas do mercado. Sua gestão é responsável por alinhar os agentes envolvidos, atribuir responsabilidades e autoridades necessárias para e execução de suas tarefas.
O campo de conhecimento da Organização e Métodos – O&M, também conhecido como Organização, Sistemas e Métodos – OSM, analisa de forma ampla todas as estruturas de sistemas, sendo considerada clássica da administração que lida com um conjunto de técnicas que tem como objetivo principal aperfeiçoar o funcionamento das organizações.
A responsabilidade básica da área de Organização, Sistemas e Métodos é a de executar as atividades de levantamento, análise, elaboração e implementação de sistemas administrativos. O objetivo é criar ou aprimorar métodos de trabalho, agilizar a execução das atividades, eliminar atividades em duplicidade, padronizar, melhorar o controle, fazer o gerenciamento de processos e solucionar problemas, além de identificar gaps ou pontos de melhoria.
A área de OSM busca formas de executar os referidos sistemas com o menor dispêndio de energia e maior eficácia do executante, com foco no desenvolvimento ou adequação dos sistemas funcionais das organizações, de forma a capacitá-la ao desenvolvimento de suas atividades dentro dos conceitos de produtividade.
Vejamos as atividades típicas da Organização e Métodos:
- Estruturas Organizacionais: Diagnóstico, Análise e Redesenho Organizacional;
- Métodos de Trabalho: Dados, Análise Crítica, Modelagem, Padronização e Documentações;
- Implementação de Processos Administrativos: Agentes, Estruturação, Análise, Desenvolvimento e Implementação;
- Gestão por Processo: Mapeamento, Modelagem, Características e Arquitetura de Processos;
- Racionalização do Trabalho: Fluxograma, Layout, Formulários, Manuais, Distribuição e controles de atividades e tarefas.
- Sistemas de Informações: Entrada, Processamento, Transformação, Saída, Retroalimentação e Objetivos.
As formas mais comuns de atuação profissional na área de Organização e Métodos são:
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Logística e Materiais
A Administração de Materiais, suprimentos e logística representa um conjunto completo de atividades que envolvem atividades de gestão, que planeja, implementa e controla o fluxo de compra, inventário, produção, armazenagem, transporte e manuseio e devolução eficiente e econômica de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o relacionamento com o fornecedor até a entrega ao consumidor.
Hoje conhecida no Brasil como Logística, e mais ampla e ricamente trabalhada como Supply Chain Management no mercado internacional, a Cadeia de Suprimentos engloba toda a gestão de materiais e logística, que ao longo das décadas foi bombardeada com incontáveis estudos técnicos, científicos e acadêmicos da ciência e profissão da Administração, que resultou na criação de metodologias e ferramentas responsáveis pelo saneamento dos antigos problemas do ramo, capazes de oferecer soluções aos velhos e novos gargalos.
A palavra logística vem do francês “logistique”, que deriva de “loger” (colocar, alojar, habitar). Este termo originalmente significava o transporte, abastecimento e alojamento de tropas. O conceito atual de logística na sociedade empresarial e nos negócios se desenvolveu na década de 1950. Isto foi devido principalmente à crescente complexidade encontrada nos negócios na gestão de materiais e entregas de produtos em uma cadeia de suprimentos cada vez mais global, que requeria profissionais especializados. Segundo Antônio Galvão Novaes (Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição, Campus, SP, 2001):
“Logística é a área da Administração que cuida do transporte e armazenamento das mercadorias, constituindo-se no conjunto de atividades de planejamento, operação e controle do fluxo de materiais, mercadorias, serviços e informações da empresa, integrando e racionalizando as funções sistêmicas desde a produção até a entrega, assegurando vantagens competitivas na cadeia de abastecimento e a consequente satisfação dos clientes”.
Assim, compreende-se que logística na sociedade empresarial é o exercício de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar qualquer insumo, produto ou serviço, da forma certa, na hora certa, no lugar certo, ao menor custo possível.
Muitas são suas áreas de atuação, tais como logística inbound e outbound, armazenagem, planejamento de produção, cadeira de suprimentos globais, transporte e distribuição, tecnologias logísticas e supply chain, logística reversa, logística sustentável e logística green.
O ramo de conhecimento da Administração de Suprimentos e Logística foi fato gerador da criação da ciência da Administração no mundo, derivada das demandas organizacionais geradas pela Revolução Industrial, e no Brasil foi pilar para regulamentação da profissão da Administração na década de 60, visando atender demandas e gargalos do sistema produtivo da cafeicultura.
Vejamos as atividades típicas da Logística e Materiais:
Compras de Bens e Serviços
| Catálogo de materiais
| Inventário de Materiais
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Alienação de Bens Móveis e Materiais
| Controle de Patrimônio móvel
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As formas mais comuns de atuação profissional na área de Logística e Materiais são:
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Resoluções Normativas do Conselho Federal de Administração – CFA e outros:
- Comissão Especial sobre Administração da Logística – CEAL (CFA)
- Acórdão 04/2011 – Parecer Técnico 01/2011 – Logística (CFA)
- Cursos Gratuitos de Logística – ACADM (CFA)
- Vagas de Emprego e Estágio na área de Logística – Adm. Empregos (CRA-ES)
- Consultorias gratuitas em Logística – Clínica de Negócios (CRA-ES)
- Regulamentação da habilitação profissional do curso de Tecnólogo em Logística (CFA)
Grupos e publicações do Sistema CFA/CRA’s:
- Grupo de Excelência em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística – GELOG (CRA-SP)
- Plano Brasil de Infraestrutura Logística – PBLog (CFA)
- Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração – Comentada (CFA)
- “Frota em Ação” – Revista Brasileira de Administração (CFA)
- “Logística – TX, CX, EX, UX e MX são as novas tendências para 2023” – Revista Brasileira de Administração (CFA)
- “De uma ponta a outra” – Revista Brasileira de Administração (CFA)
- “Comércio Exterior e Logística” – Revista Brasileira de Administração (CFA)
- “Logística – Atividade de Peso” – Revista Brasileira de Administração (CFA)
- “Sem Logística, E-Commerce não funciona” – Revista Brasileira de Administração (CFA)
- “Logística reversa de eletrônicos” – Revista Brasileira de Administração (CFA)
Administração Financeira e Orçamento
A administração financeira é responsável em manter a viabilidade financeira da organização, ou seja, a sua sobrevivência e crescimento.
Seu objetivo é aumentar o lucro/rentabilidade dos investidores. E desta forma, as atividades desta área são voltadas a gestão de recursos financeiros sendo direcionadas para a obtenção de resultados positivos, utilizando teorias microeconômicas de operação e maximização do lucro para desenvolver um plano, que esteja alinhado aos objetivos estratégicos organizacionais.
No cenário macro, a administração financeira direciona seus estudos nas instituições financeiras e nos mercados financeiros e ainda, como eles operam no sistema financeiro nacional e global.
No cenário micro, a Administração financeira desenvolve seus estudos no planejamento financeiro, gestão de recursos, e capital de empresas e instituições financeiras, e o foco se concentra na eficiência das operações. São analisados os conceitos que envolvem as relações de oferta e procura e as estratégias de otimização e maximização do lucro.
O profissional da área está preocupado em manter a solvência do negócio, condicionando os fluxos de caixa necessários para honrar as suas obrigações e adquirir e financiar os ativos circulantes e fixos, necessários para atingir suas metas, assim como elaborar o plano orçamentário necessário para avaliação das ações de vendas e estratégias e determinação de preço do produto.
Cabe também ao administrador financeiro, coordenar as atividades de tesouraria e controladoria. A controladoria lida com contabilidade de custos e financeira, pagamento de impostos e sistemas de informações gerenciais. A tesouraria é responsável pela administração do caixa e dos créditos da empresa, pelo planejamento financeiro e pelas despesas de capital.
Suas decisões impactam diretamente todas as áreas de uma organização, como administração, contabilidade, pesquisa, marketing, produção/operações, pessoal, logística, organização, sistemas e métodos.
São as atividades típicas da Administração Financeira e Orçamentária:
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As formas mais comuns de atuação profissional na área de Administração Financeira e Orçamentária são:
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Administração Mercadológica/Marketing
A Administração Mercadológica é ferramenta estratégica de gestão de empresas que visa conhecer a fundo as necessidades dos clientes e o desenvolvimento de estratégias que agreguem valor a produtos e serviços, via consolidação de satisfação, manutenção e conquista de clientes.
Marketing deriva da palavra “Market” que significa mercado em inglês.
No Brasil, Marketing foi regulamentado na Lei 4769/65 (Lei da profissão da Administração) com a nomenclatura Mercadologia (estudo de mercado), época em que se evitava estrangeirismos (palavras estrangeiras) em textos de legislação.
As necessidades de mercado e desejos das pessoas evoluem com o passar do tempo, exigindo mudanças das organizações. A identificação das necessidades e desejos dos clientes atuais e futuros serve de base para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, principalmente o desenvolvimento de produtos socialmente responsáveis, com foco na sustentabilidade e no equilíbrio ambiental.
A Administração Mercadológica e o profissional de marketing evoluíram para atenderem as novas expectativas de mercado, cabendo utilizar meios, para que consigam corroborar com a competitividade das organizações, como: conhecer e aplicar a metodologia de pesquisa de marketing, com o objetivo de entender o mercado; conhecer o segmento em que a organização está inserida; analisar as estratégias da concorrência, seja a potencial ou a futura; saber analisar os fatores que condicionam as oportunidades e ameaças; avaliar as expectativas e desejos dos clientes; criatividade no desenvolvimento e inovação de produtos e/ou serviços que despertem os desejos dos clientes; executar ações que possam ser iniciativas estratégicas com foco na sustentabilidade e crescimento do negócio, atendendo as necessidades organizacionais e dos clientes.
É certo que muitas foram as estratégicas e táticas da Administração Mercadológica praticadas e estudadas ao longo do tempo, abrangendo propostas de Marketing de massa, de segmentação, de relacionamento ou individualizado, mas todos implementados de forma racional e criativa para o sucesso das organizações em seu ambiente de negócios.
São as atividades típicas da Administração Mercadológica/Marketing:
Planejamento de Marketing
| Pesquisa e Análise de Mercado
| Segmentação de Mercado
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Posicionamento de Mercado
| Desenvolvimento do Mix de Marketing
| Projeto e Desenvolvimento de novos produtos
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Administração de Vendas
| Comunicação de Marketing
| Administração de Preços
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As formas mais comuns de atuação profissional na área de Administração Mercadológica/Marketing são:
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Administração da Produção
Nenhuma organização pode produzir ao acaso. A produção deve ser planejada e calculada antecipadamente e, ao mesmo tempo, deve ser feito o monitoramento e seu controle de forma rígida e disciplinada pelo Administrador de Produção.
A Administração da Produção é ferramenta de gestão estratégica de empresas fundamental para o aumento das atividades, da eficiência e da eficácia das organizações, mediante o planejamento e controle da produção (PCP), atuando sobre os meios de produção para que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados.
A Administração da Produção tem relação com as demais áreas da organização e essa relação acontece pelo de utilizar racionalmente os recursos como: materiais, humanos e financeiros.
O planejamento e controle da produção existe para antecipar e planejar sua linha produtiva perante o mercado, a fim de atender as necessidades da empresa de forma estabelecida e calculada.
A competência da gestão é cada vez mais exigida e utilizar da melhor maneira possível os seus recursos é uma regra básica para o alcance de seus objetivos.
São as atividades típicas da Administração da Produção:
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As formas mais comuns de atuação profissional na área de Administração da Produção são:
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Campos Conexos
A profissão da Administração possui vasto campo de atuação técnica e científica, abrangendo campos de conhecimento, áreas profissionais e segmentos de mercado diversos.
Outros campos comuns e conexos à profissão da Administração podem ser vistos como:
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