No momento, você está visualizando Ela chegou. Puxe a cadeira e acesse o seu dispositivo de leitura

Ela chegou. Puxe a cadeira e acesse o seu dispositivo de leitura

A população brasileira já elegeu 2.445 administradores registrados e ativos nos Conselhos Regionais de Administração para os municípios do país. Os profissionais de gestão foram eleitos no último dia 6 de outubro em 26 estados da federação na maior eleição municipal já realizada no Brasil, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao todo, foram eleitos 61 prefeitos, 46 vice-prefeitos e 2.338 vereadores. Os dados são de levantamento da Câmara de Fiscalização e Registro do Conselho Federal de Administração (CFR-CFA), com base no cruzamento de dados do TSE e do Cadastro Nacional da Autarquia. O presidente do órgão disciplinador da profissão no Brasil, Adm. Leonardo Macedo, celebra os números e parabeniza os profissionais de Administração eleitos.

“Quero felicitar a todos esses chefes do executivo e legisladores municipais, independentemente da sigla partidária. Que o resultado nas urnas não seja apenas números, mas que venha corroborar o comprometimento assumido na formação em fazer gestão eficiente e eficaz, pautada na ética e na transparência. Desejo sucesso e discernimento na tomada de decisões e coloco à disposição o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração e nossas todas ferramentas de gestão disponíveis, para ajudá-los a alcançar o êxito, tanto no Executivo quanto no Legislativo”, desejou Macedo.

Os prefeitos, vices e vereadores eleitos podem contar, ainda ,com o apoio da Câmara de Gestão Pública do CFA, que disponibiliza inúmeras ferramentas para contribuir com o exercício pleno das funções dos chefes do executivo e legisladores.

O diretor em exercício na CGP-CFA, Adm. Francisco de Jesus, acredita que o número de administradores registrados eleitos em todo o Brasil pode refletir em gestões mais eficientes e eficazes.

“Os problemas complexos e desafios das cidades brasileiras exigem pessoas com conhecimento em gestão para garantir a qualidade dos serviços prestados à população. Da elaboração de projetos ao acompanhamento da execução orçamentária, esses administradores eleitos estão capacitados para gerir e legislar pelos próximos quatro anos. E nós, enquanto órgão máximo da profissão, disponibilizamos produtos e publicações para ajudar na tomada de decisões estratégicas em prol do desenvolvimento dos municípios”.

Uma das iniciativas é o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA). A ferramenta oferece informações estratégicas que possibilitam ao gestor fazer escolhas mais assertivas, do ponto de vista da gestão municipal. Outra ação que pode auxiliar na rotina e procedimentos diários de uma prefeitura é a Agenda de Gestão Municipal .

 

Sudeste lidera número de administradores eleitos


Os números mais expressivos de administradores registrados foram na região Sudeste. São Paulo lidera o ranking em número de vereadores, com 741 eleitos, seguido de Minas Gerais, com 545, e Rio de Janeiro, com 127. Quanto ao maior número de chefes do executivo legalmente habilitados em Administração, Minas Gerais ocupa a primeira posição, com 10 eleitos. Em seguida, aparece São Paulo, com 7.

O número de vice-prefeitos também é maior em Minas Gerais. Foram 10 administradores registrados eleitos no primeiro turno das eleições de 2024. O vice é o segundo na hierarquia do Poder Executivo municipal. Com o conhecimento em todas as áreas de gestão, proporcionado pelo curso de Administração e especializações, os administradores vencedores do primeiro turno das eleições têm bagagem para auxiliar os prefeitos na condução de um mandato e uma atuação mais eficiente e eficaz frente aos problemas atuais e complexos dos municípios.

Em outras regiões, administradores registrados na Bahia, Paraná e Santa Catarina também se destacaram, com mais de 100 vereadores eleitos para câmaras municipais em cada estado.

Confira aqui os números gerais por estado. Esse resultado pode ser ampliado no próximo dia 27, quando eleitores de 52 cidades voltam às urnas no segundo turno das eleições. No primeiro, cerca de 122 milhões de brasileiros compareceram às urnas em 5.569 municípios. De acordo com o TSE, o número corresponde a 78,29% do eleitorado.

Créditos: Adriana Mesquita | Assessoria de Comunicação CFA