A implantação do SEI vem trazer uma gestão eficiente de trâmite dos processos de forma prática, segura e sem utilizar papéis
|
O Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) aderiu, na última segunda-feira (23), ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Os conselheiros e funcionários da Autarquia passarão por um treinamento até esta sexta-feira (27), realizado pela equipe do Conselho Federal de Administração (CFA). |
“A implantação do SEI será um ganho para todos os profissionais da Administração. Os processos administrativos serão feitos de forma online, ágil e segura, reduzindo de custos com papel e de deslocamento.” afirmou o Adm. Maurílio Inês, Presidente do CRA-ES.
O treinamento está sendo feito pela equipe do CFA, composta pela coordenadora da Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos (CEPE), Adm. Juliana Cardoso; pelo chefe do Protocolo, Hércules Martins; pelo analista de Banco de Dados, Tiago Daniel, e por José Carlos de Araújo Ferreira, Coordenador de informática.
Devido à pandemia, o CRA-ES mudou vários procedimentos. Antes, os registrados precisavam ir à sede da autarquia para resolver procedimentos simples que agora estão disponibilizados no autoatendimento. “A implantação do SEI veio em um momento oportuno, somando com a praticidade do atendimento. Agradecimento especial ao Presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz, por viabilizar mais esse avanço do regional, complementa o Adm. Maurílio Inês.
O QUE É O SEI?
O SEI é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos. O SEI é, atualmente, adotado em diversos órgãos públicos do país.
O CFA utiliza, gratuitamente, o SEI desde abril de 2016, após assinar convênio com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. A Autarquia foi o primeiro conselho profissional a adotar a ferramenta tecnológica desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
O SEI é uma plataforma que engloba conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se também de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a quebra do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos, em tempo real.
Fernanda Manso, CRA-ES