A administração dos recursos públicos na saúde, quando conduzida com competência, beneficia toda a sociedade, assegurando uma gestão ética e transparente. No Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, essa responsabilidade é exercida por administradores registrados no Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) e pelo Instituto Acqua, responsável pela gestão profissionalizada do hospital. Registrado na autarquia, o Instituto Acqua atua conforme os padrões exigidos, otimizando recursos, reduzindo desperdícios e garantindo um atendimento de excelência aos pacientes.
O Instituto Acqua, especializado em administração hospitalar com foco na gestão pública, é reconhecido por sua atuação ética e compromisso com a excelência. Registrado no CRA-ES, destaca-se pela compreensão da legislação que rege a administração hospitalar no Brasil, garantindo práticas, segundo as normas estabelecidas. O Administrador Robson Brandão, Conselheiro Federal Suplente pelo CRA-ES, responsável técnico pelo Instituto Acqua e gerente do Himaba, assegura que a regularização da gestão hospitalar por meio do registro profissional é fundamental para promover confiança e transparência nos serviços de saúde. “Estamos falando de um hospital público gerido por uma Organização Social. Por isso, é essencial utilizar as competências da administração para resolver problemas e implementar estratégias com uma visão sistêmica, garantindo o bom funcionamento da instituição”, pontua Brandão.
O Administrador Cláudio Amorim, Representante Institucional do CRA-ES e diretor-geral do Himaba, destaca: “Quando os recursos da saúde são bem administrados, o cidadão se beneficia diretamente, o que se reflete na qualidade e acessibilidade dos serviços de saúde.” A gestão profissional não apenas otimiza os recursos, mas também assegura atendimento de alto nível aos pacientes.
Reforçando a importância da habilitação de profissionais e empresas na administração hospitalar, a Administradora Janaina Merlo, gerente de registro e fiscalização do CRA-ES, afirma: “O CRA-ES trabalha no sentido de garantir que todos os administradores e organizações envolvidos na gestão de saúde estejam devidamente registrados e conforme o código de ética, assegurando uma prática profissional de alta qualidade e responsabilidade”.
O CRA-ES realiza uma intensa fiscalização para garantir que a gestão hospitalar seja conduzida com integridade e eficiência. “Qualquer desvio ético ou técnico na prestação de serviços de administração deve ser denunciado ao Conselho, para serem aplicadas as devidas penalidades, como multa, suspensão ou até cancelamento do registro profissional”, explica Janaina Merlo.
Brandão, lembra que com uma a gestão profissionalizada, todos ganham e que hoje o Himaba proporciona à população uma administração pública que valoriza o melhor atendimento à saúde. “Os cidadãos se beneficiam de uma gestão pública planejada, organizada e humanizada, focada nos resultados e no interesse público, respeitando os direitos e deveres que permeiam toda a sociedade”, conclui Brandão.