No momento, você está visualizando CRA-ES destaca a importância da implementação do compliance e governança pública nas instituições públicas e privadas do Estado 

CRA-ES destaca a importância da implementação do compliance e governança pública nas instituições públicas e privadas do Estado 

O Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) como parte do Sistema CFA/CRAs tem implementado medidas que evidenciam o papel estratégico dos Profissionais da Administração na disseminação de práticas de compliance e governança na estrutura de organizações mais éticas e transparentes. 

Desde a publicação da Resolução Normativa CFA n.º 619/2022, que instituiu o Programa de Integridade e Compliance do Sistema CFA/CRAs, o CRA-ES vem tomando iniciativas para fortalecer práticas de governança na própria Autarquia. A criação no CRA-ES de uma Comissão de Governança, Integridade e Compliance refletiu o compromisso da Autarquia com a prevenção de fraudes, desvios de recursos e outras práticas antiéticas. Alinhamento dos processos e ações a padrões elevados de ética e transparência. 

O Assessor Técnico da Autarquia, o Adm Antonio Caloni, destaca o papel central dos Profissionais da Administração na implementação de programas de compliance. “A Administração tem um papel estratégico em organizações públicas e privadas, sendo os profissionais da área os responsáveis por planejar, implementar e monitorar práticas que assegurem conformidade, ética e eficiência. No Sistema CFA/CRAs, está sendo ampliada a relevância do compliance como instrumento essencial para o fortalecimento da instituição e da confiança pública”, afirma Caloni 

A diretora administrativa e financeira adjunta do CRA-ES, Adm. Maria Ivonete Bezerra também é coordenadora da Câmara Temática de Gestão Pública da autarquia, destaca, ainda, que CRA-ES atuará como multiplicador dessas práticas, incentivando empresas, órgãos públicos e instituições do Espírito Santo a estruturarem seus próprios programas de integridade.  Utilizando princípios essenciais como a adoção de Códigos de Ética e Conduta, a avaliação e mitigação de riscos e o fortalecimento do controle interno.  

Ela alerta que a ausência de um programa estruturado pode expor  a Administração pública a riscos significativos, comprometendo sua credibilidade e transparência. “A instituição fica muito vulnerável aos riscos inerentes às ações desenvolvidas; compromete a credibilidade e inviabiliza a transparência pública”, frisa. Ivonete também destaca a importância da integração entre os poderes para a implementação de práticas de compliance. “A Constituição Federal prevê, no artigo 74, que ‘Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno.’”, relembra. Apesar disso, na prática, a integração ainda enfrenta desafios. Caloni complementa, destacando que o CRA-ES busca ir além de sua função fiscalizadora e atuar como protagonista na orientação e conscientização sobre a importância do compliance para a Administração. “Mostraremos que a governança e a integridade são pilares fundamentais não apenas para atender exigências legais, mas para gerar resultados sustentáveis. É por meio da liderança dos administradores que conseguiremos implementar uma cultura de conformidade em empresas e órgãos públicos”, ressalta o Assessor Técnico. 

O CRA-ES com eventos, palestras e programas de educação continuada irá reafirmar o seu compromisso em promover a ética, a transparência e a excelência na gestão, posicionando os Profissionais da Administração como protagonistas no avanço das práticas de compliance e governança em todo o Espírito Santo.