O Conselho Regional de Administração do Estado do Espírito Santo (CRA-ES), em mais uma iniciativa de ajudar empresas de diferentes segmentos com consultorias gratuitas para recuperação e reestruturação de seus empreendimentos, traz a Clínica de Negócios. O projeto surgiu em 2020, quando o Conselho, percebendo que inúmeros profissionais e empresas foram afetados pelo cenário de afastamento social causado pela pandemia da Covid-19, o desenvolveu objetivando acelerar a recuperação da economia.
“Em seus dois anos iniciais foram 120 empresas atendidas. Pretendemos chegar a atender esse número anualmente. E mais do que atender empresas, outro objetivo muito forte é ampliar a formação e capacitação de consultores, aprimorando os profissionais dessa área”, informa o Adm. Maurílio Inês, presidente do CRA-ES.
Essa é uma ação do CRA-ES, por meio da Câmara de Empreendedorismo e Inspiração, e tem por finalidade levar auxílio profissional e de elevado nível técnico, através de consultorias especializadas.
Uma atividade que utiliza do método exclusivo de consultoria, onde o empresário é atendido por um pool de consultores, elevando ao verdadeiro ressurgimento dos negócios.
A atividade oferece consultoria gratuita para as empresas, que por uma visão externa e imparcial, foca nos resultados, sugere soluções inovadoras e planeja ações de marketing. A Clínica compreende ainda as áreas de vendas e finanças, busca mostrar o custo e benefício, além de trazer mais agilidade para execução de serviços e tomadas de decisão.
O Adm. Glaucio Siqueira, coordenador da Clínica de Negócios explica que “a consultoria 360 graus é um processo de leitura integral da empresa, onde se identifica os principais desafios de gestão. Através da ferramenta Canvas efetuamos um diagnóstico completo. Porém, na consultoria gratuita, identificamos o principal problema e concentramos nossos esforços em solucioná-lo. Ao resolver o mais grave problema, é gerado um efeito “cascata” que provoca melhorias nos demais desafios da organização”.
Segundo a equipe, os problemas mais comumente encontrados nas empresas são a “falta de clientes”, desorganização financeira, falhas na precificação de produtos e serviços, e inexistência de iniciativas e estratégias de marketing.
O Conselho oferece a continuidade do atendimento, que dura quase 3 meses. De acordo com os empresários atendidos, o índice de satisfação é alto, segundo informa Gláucio Siqueira, “Ao final de cada sessão de consultoria todos os empresários atendidos são chamados a dar um testemunho do atendimento. Assim, efetuamos uma coleta inicial do grau de satisfação com o atendimento. Porém, claro, decorrido um período do encerramento das sessões, sendo um total de 9 semanas, o CRA retorna para verificar como se encontra a empresa após todo o atendimento”.
Convidamos a sociedade a participar e divulgar essa iniciativa. As vagas para aderir ao programa já estão abertas. Para mais informações e inscrição no programa, clique no link: https://www.craes.org.br/clinica-de-negocios/