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Como escolher influenciadores digitais para representar o negócio

Desde fevereiro de 2022, o Ministério do Trabalho reconhece a função de “Influenciador Digital” como profissão na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Contudo, antes do reconhecimento, as empresas já apostavam na divulgação de produtos e serviços por meio dos chamados formadores de opinião. A especialista em Marketing Digital e vendas de alta performance, Jessica Nery, dá algumas dicas para acertar na escolha de quem vai representar o negócio nas redes sociais.

“Primeiro é definir o objetivo. Eu quero segmentar a marcar, ganhar seguidores, onde queremos chegar, quem queremos alcançar. Então, você pode definir por nicho e, dentro daquele nicho, definir os influenciadores que fazem sentido para o seu negócio”, explica a administradora.

E não basta contratar influenciadores só pela quantidade de seguidores porque isso pode ser uma péssima ideia. Para não ter dor de cabeça, a especialista faz mais algumas recomendações.

“É importante a gente falar de constância. Quanto mais eu faço, mais em evidência eu estou e o influenciador conseguirá se comunicar com a minha audiência. Fazer um planejamento e, o melhor, a cereja do bolo: a publicidade que não tem cara de publicidade”, avisa.

Jessica orienta ainda observar com atenção o que o profissional faz além do que mostra na internet. Na dúvida sobre a credibilidade que o influenciador digital passa aos seguidores, a especialista sugere avaliar bem o tipo de risco que o negócio pode correr com uma eventual polêmica.

Like de milhões

O Brasil tem mais de 500 mil influenciadores digitais com no mínimo 10 mil seguidores. O estudo feito pela Nielsen Media Research revela que a carreira está em alta no país e já conseguiu ultrapassar profissões ditas tradicionais como Engenharia Civil (455 mil), Administração (450 mil) e Dentistas (374 mil).

O jovem João Pedro Mota faz parte dessa estatística. Com apenas 14 anos, ele começou a usar as redes sociais sem nenhuma pretensão profissional. Contudo, após uma postagem despretensiosa, ele tornou-se conhecido e hoje, aos 18 anos, a brincadeira virou sua profissão: o digital influencer acumula mais 3,9 milhões de seguidores no Instagram e 3,4 milhões no TikTok.

A edição 152 da Revista Brasileira de Administração (RBA) aborda o assunto e mostra como ser bem sucedido como influenciador digital. Além de contar um pouco a história de João, a publicação conversou com especialistas no assunto para saber como atuar nesse mercado.

Confira mais na RBA edição 152.


Adriana Mesquita
Rádio ADM

Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA