Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), por meio da Comissão ADM Mulher, realizou nesta terça-feira, 11 de março, a roda de conversa “Mulheres que Inspiram: Liderança, Conexões e Transformação”. O evento reuniu profissionais para debater o protagonismo feminino no mercado de trabalho.
A coordenadora do CRA-Educacional, Adm. Marcela Haase, ressaltou que o evento faz parte das comemorações do Jubileu de Diamante da profissão, celebrando os 60 anos da regulamentação da Administração no Brasil.
A abertura do evento ficou a cargo da diretora Administrativo-Financeira do CRA-ES, Adm. Marília Tavares Pereira Ridolphi, que ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer a troca de experiências e ampliar as reflexões sobre o papel da mulher na sociedade. “Eventos como este são essenciais para discutirmos os desafios da mulher contemporânea, que equilibra trabalho, lar e família. Compartilhar experiências fortalece e permite reflexões sobre nosso papel na sociedade”, destacou.
Os temas abordados incluíram liderança, equidade nas organizações, networking e desenvolvimento de autoridade profissional. A coordenadora da Comissão Especial ADM Mulher, Adm. Valéria Aquino, reforçou a importância do autocuidado. Para ela, hobbies são fundamentais para a renovação e realização pessoal. Ela também relatou os desafios da maternidade e do mercado de trabalho. “Vocês sabiam que as mulheres, com hobbies, são mais felizes, autênticas e realizadas? Merecemos ter hobbies!”, enfatizou.
Estudos de Harvard (2019), Oxford (2017) e da Journal of Leisure Research (2018) apontam que mulheres que cultivam hobbies apresentam maior felicidade, autenticidade e realização pessoal. A prática regular de atividades prazerosas melhora a qualidade de vida, reduz o estresse e fortalece a identidade profissional e pessoal.
A Adm. Susane Petinelli Souza, editora-chefe da Revista Gestão & Conexões e professora da UFES, abordou a invisibilização das mulheres nas organizações. “Apesar de avanços, a desigualdade salarial persiste. É essencial reconhecer e combater essas barreiras”, afirmou.
Vilma Costa, diretora-executiva do BNI-ES, destacou a relevância do networking para impulsionar carreiras. “A força do networking feminino está na nossa capacidade de cultivar relações profundas e multiplicar oportunidades”, pontuou.
A diretora Comercial e de Marketing da Facan, Claudia Duarte, abordou imagem e autoridade profissional. “Ninguém nasce pronto. A prática e a persistência nos levam adiante”, afirmou. Para ela, comunicação eficaz e autenticidade são essenciais para o sucesso.
A Adm. Kátia Vasconcelos, diretora do Grupo RHOPEN, trouxe dados sobre a desigualdade no mercado. “As mulheres são maioria no ensino superior, mas representam somente 53,3% da força de trabalho, enquanto os homens chegam a 73,2%”, revelou. Kátia reforçou que liderança é uma habilidade desenvolvível, não um privilégio masculino. “É preciso acabar com essa visão ultrapassada e normalizar a liderança sem distinção de gênero.”
Ao final das falas, todas as participantes receberam um mimo especial: um escalda-pés cuidadosamente preparado pela FACAN. Além disso, foram sorteados diversos presentes oferecidos pelos apoiadores do evento, incluindo três bolsas de estudo da FACAN, kits da VA Lingerie, Ladies Combat, O2 Farmácia de Manipulação, Café Caramello, Aneethun e Sebrae-ES. Também foram distribuídos exemplares dos livros ‘Ela nas Organizações’, de Susane Petinelli, e ‘Referenciologia’, de Vilma Costa. O evento contou ainda com a parceria do BNI e da FACAN.
O evento reuniu profissionais de diversas empresas capixabas e contou com a presença das conselheiras Adm. Maria Ivonete Bezerra de Sá e Adm. Priscila Modolo. O encerramento teve um café de relacionamento, proporcionando um momento para troca de experiências e fortalecimento do networking.