Na última segunda-feira (6), o Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) realizou a cerimônia de posse dos conselheiros regionais eleitos para o quadriênio 2025–2028. O evento marcou a formalização dos novos mandatos, e também um momento histórico, já que a Autarquia passa a contar com seis mulheres no quadro de conselheiros, um avanço em comparação às composições anteriores.
As recém-empossadas conselheiras, Admª Andressa Kerckhoof Stuhr Barbosa e Admª Marília Tavares Pereira Ridolphi — que assume a diretoria administrativa e financeira do Conselho —, somam-se às conselheiras já em exercício desde o mandato 2022–2026: Admª Maria Ivonete Bezerra de Sá (diretora), Admª Liandra Zanette, Admª Priscilla Modolo de Assunção e Admª Gabriela Alves de Souza Freire. Juntas, elas reforçam o papel estratégico das mulheres na gestão pública e institucional no Espírito Santo.
Confira o time de conselheiras:
A coordenadora da Comissão Especial Adm. Mulher, Admª Valéria Aquino, celebrou o protagonismo do CRA-ES na promoção da equidade de gênero. Ela destacou que o Conselho já esteve sob a presidência de uma mulher em gestões anteriores, algo ainda raro em outros regionais, e possui um quadro funcional composto por 26 profissionais, dos quais 16 são mulheres. Todas as gerências da autarquia são lideradas por administradoras.
“Essa mudança de maior presença feminina na gestão do Conselho pode ter um impacto no nosso mercado de trabalho, pois a mulher tem uma perspectiva diferente, que se complementa com a visão masculina. Isso vai gerar mudanças, com novas ideias e projetos que podemos implementar em 2025”, afirmou., afirmou Aquino.
Apesar das conquistas, a coordenadora enfatizou os desafios que persistem. “Um dos maiores desafios para nós mulheres, como já apontado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), é a desigualdade salarial. Ainda recebemos menos que os homens, e esse é um desafio que precisa ser superado. Mas as mulheres estão cada vez mais conscientes disso e estão em busca de novos desafios na gestão”, declarou, reforçando que, apesar das dificuldades históricas, as mulheres estão conquistando seu espaço em posições de liderança e assumindo os riscos que vêm junto a essas responsabilidades.
Dados da OIT mostram que, em 2021, apenas 11,3% dos 151 países analisados tinham mulheres como chefes de Estado, e somente 9,8% contavam com mulheres no comando do Governo. No Brasil, embora as mulheres representem 59% da força de trabalho no serviço público, apenas 20% ocupam posições de chefia e assessoramento, conforme levantamento da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Essa realidade reflete também no empreendedorismo. Segundo o Sebrae, das 30 milhões de pessoas que possuem negócios no Brasil, 10,3 milhões são mulheres. Ainda assim, as administradoras enfrentam barreiras expressivas para alcançar maior protagonismo em suas áreas de atuação.
O CRA-ES, com sua composição renovada e seu compromisso institucional, reafirma sua posição de liderança na promoção de uma gestão mais inclusiva e representativa. “Os desafios vão continuar existindo, mas as mulheres estão desbravando e assumindo cargos de grandes lideranças”, concluiu Aquino.
Comissão Especial ADM Mulher CRA-ES
O CRA-ES convida todas as profissionais da Administração a conhecerem a Comissão Especial ADM Mulher. Essa iniciativa, promovida pelo sistema CFA/CRAs, busca valorizar e ampliar a participação das mulheres na gestão, promovendo ética, inclusão e desenvolvimento profissional. Para saber mais, acessar o perfil das integrantes ou preencher o formulário de interesse para integrar a Comissão, visite https://www.craes.org.br/adm-mulher/.