Setembro é um período muito aguardado pelos profissionais de Administração. Além de ser o mês em que a Lei 4.769 de 1965 foi sancionada, regulamentando a profissão de administrador, o 9 de setembro também marca a criação do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs).
Em 2023, será celebrado os 58 anos da profissão. Entretanto, apesar da pouca idade, a ciência da Administração é uma área do conhecimento centenária e basilar para sociedade.
Por conta da sua pujança e importância para, o aniversário dessa jovem senhora será celebrado com uma homenagem na Câmara dos Deputados, em Brasília. A sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional de Administração acontecerá no dia 11 de setembro, às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães da casa legislativa.
O evento foi proposto pelo deputado federal, Leônidas Cristino. O parlamentar é um conhecido defensor das pautas de interesse dos profissionais da Administração. Para se ter ideia, quando esteve na presidência da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público – CTASP, Leônidas assumiu o compromisso de indicar um relator para trabalhar em cima do PL n° 2728/2019 e o apensado do PL nº 3237/2020.
O deputado também apoiou a reinstalação da Frente Parlamentar de apoio aos Conselhos Profissionais. Ele não só assinou o documento que pleiteia a reinstalação da Frente como também mobilizou outros colegas a fazerem o mesmo.
Além disso, Leônidas Cristino é autor do Projeto de Lei nº 2644/2022, que institui o piso salarial nacional para os profissionais da Administração no serviço público. É dele também a iniciativa de consultar o TCU em questões de interesse do Sistema CFA/CRAs.
A solenidade na Câmara dos Deputados já é uma tradição. Ela marca o reconhecimento do profissional de Administração pela prestação de relevantes serviços ao país, o que se dá tanto na área pública quanto no setor privado.
Ana Graciele Gonçalves | Assessoria de Comunicação CFA