Você sabia que os cursos superiores na área da Administração são os mais procurados no Brasil? De acordo com os dados do Censo da Educação Superior 2021 do MEC, quase 2 milhões de estudantes estão matriculados em cursos nesta área do conhecimento.
Desafio ou oportunidade? Conforme o Conselho Federal de Administração (CFA), os bacharéis nas áreas da Administração estão divididos em três grupos: os Administradores, os Gestores, e os Gestores Públicos.
Na área da administração, as possibilidades são infinitas! Mas, para ter sucesso, é preciso ter foco. Por isso, conheça todos os campos de atuação dessa ciência que tem inspirado tantos profissionais.
O Administrador é aquele que fez o curso de bacharelado em Administração e está com o registro em dia no CRA. Este é um profissional versátil e indispensável em qualquer organização. Com habilidades estratégicas e capacidade de gerenciamento, ele é responsável por coordenar e otimizar os recursos disponíveis para alcançar os objetivos da empresa.
Segundo o administrador Filipe Coelho, esta é uma profissão que requer competências sólidas em liderança, comunicação e tomada de decisão. “O Administrador deve ser capaz de motivar equipes, delegar tarefas e resolver conflitos eficientemente. Além disso, precisa ter uma visão ampla do negócio, identificando oportunidades e antecipando desafios”, avalia.
Já o Gestor é o bacharel de curso superior conexo à Administração – atualmente são 21 cursos nessa área – com registro profissional de Gestor no Conselho Regional de Administração. De acordo com a Fundação Instituto de Administração (FIA), este profissional é um líder estrategista que motiva as pessoas na visão global da empresa e que ocupa uma posição de grande responsabilidade na organização. Compete a ele compete analisar, planejar, construir, conduzir e monitorar as tarefas realizadas pelas equipes de trabalho.
Por fim, tem o Gestor Público. Eles são os bacharéis egressos de cursos superiores conexos à Administração Pública, oficiais, oficializados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação, cujas Diretrizes Curriculares Nacionais fixadas pelo Conselho Nacional de Educação sejam voltadas aos campos abrangidos pela Lei nº 4.769/1965, terão os seus registros e atribuições regulados por esta Resolução.
Os profissionais dessa área atuam, principalmente, na elaboração e coordenação de políticas públicas. A Gestão Pública está ligada à iniciativa de avaliar como os recursos podem ser utilizados visando o bem-estar de toda a sociedade. Os conhecimentos são utilizados para gerir setores de instituições e órgãos públicos.
Administradores, Gestores e Gestores Públicos são profissionais de administração com visão estratégica e empatia. São pessoas que enfrentam desafios, encorajam inovação e transformam obstáculos em oportunidades. Dia 9 de setembro, dia dos profissionais de Administração!