O que aconteceria se alguém misturasse fotografia, conhecimentos de marketing em redes sociais e organizasse tudo em uma única ferramenta de criação de projetos? O resultado seria um provável aumento de vendas pela internet e melhoramento do branding (gestão de marca) da empresa.
A fotógrafa Isabela Apolinário ensinou, no dia 28/09, a como criar uma boa imagem e o poder de belas fotos nos perfis do Instagram. No dia seguinte, a publicitária Amanda Schuab falou sobre como funcionam as estratégias de marketing na mesma rede social, e no dia 30, foi vez da especialista em marketing Pryscilla Lira mostrar seu repertório, ao tornar fácil a organização de um projeto no Canvas.
Fotografia
Com atuação na área de alimentos e produtos, a fotógrafa Isabela Apolinário mostra técnicas de fotografia a empreendedores em seu perfil no Instagram. Ela explica que a produção de conteúdo aliada a imagens de qualidade valorizam o produto, além de aumentar a possibilidade de venda e ajudar na fidelização.
Isabela diz que em plataformas como Ifood e Uber Eats, o que vai promover a venda é a foto. O mesmo se aplicaria a qualquer outro tipo de produto na internet, pois, segundo ela, o apelo visual tem maior poder de convencimento em razão da aparência.
A fotógrafa conta que é possível criar uma espécie de estúdio com apenas duas cartolinas. Com uma sobre a mesa, e outra colada em um isopor ela compõe o ambiente que servirá de parede ou fundo do cenário.
Ela utiliza o próprio celular para produzir a foto e ensina técnicas de iluminação artificial, mas ressalta que a luz natural (do sol) é sempre preferível. O ponto alto da exposição, segundo ela, é a composição — o modo de como contar uma história ou transmitir uma mensagem por meio da imagem.
“Quando se trabalha com redes sociais, é imprescindível contar uma história, passar uma mensagem com aquela foto que a gente está expondo. É preciso mostrar algo além do produto finalizado, reunir elementos para criar um ambiente que tem a ver com a marca e com o produto”, diz.
Estratégias
Com base em três pilares, Amanda Schuab mostra ser possível iniciar um bem sucedido perfil no Instagram e, com isso, aumentar a publicidade e as vendas na web. O primeiro pilar é a ‘geração de conteúdo de valor’, o que atrai atenção dos usuários, ajuda a entretê-los e também a encontrar produtos voltados às suas necessidades.
A especialista em marketing digital explica que um dos itens mais importantes, ao trabalhar com o Instagram, é não transformar o perfil em uma vitrine. Isso deixaria o perfil limitado a um catálogo de produtos.
O processo de interação entre empresa e seguidores está relacionado aos outros dois pilares: a humanização e a presença. O primeiro está ligado a mostrar que há pessoas por trás das marcas, com trajetórias de vida e trabalho e isso torna o conteúdo mais interessante.
“A estratégia de humanização é fazer com que as pessoas conheçam os bastidores da empresa, se tornem próximas e amigas da marca e ajudar na fidelização. Já a presença tem a ver com a frequência com que a empresa aparece na rede”, diz.
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FONTE: Leon Santos – Assessoria de Comunicação CFA