O Encontro Regional dos Profissionais de Administração da Região Sudeste (Erpa Sudeste) teve início nesta quarta-feira (31/10) em Vitória (ES), com o tema “Tecnologia Transformadora: Desafios Digitais na Administração”. Organizado pelo Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), o evento conta com o apoio do Conselho Federal de Administração (CFA) e co-realização dos CRAs de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Na abertura, o presidente do CRA-ES, Adm. Flávio Celso Santos Rosa, lembrou os 59 anos de regulamentação da profissão e destacou o compromisso com o desenvolvimento dos profissionais de Administração, citando benefícios, cursos e eventos para os registrados. “Graças ao esforço coletivo dos funcionários, conselheiros e parceiros mantemos a excelência em tudo o que fazemos, seja na capacitação profissional ou na ampliação da nossa atuação como sistema” destacou.
O presidente do CRA-MG, Adm. Jehu de Aguilar, ressaltou a importância de encontros como esse para atualização e contato direto. “Podemos ter hoje todo tipo de comunicação e conhecimento através da Inteligência Artificial, mas eventos como esse, não tem Inteligência Artificial que substitua, onde unimos nossos corações, nos abraçamos e mostramos que somos humanos”, destacou.
Em seguida, o presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira, relembrou do processo que levou a criação do CRA-ES. “As nossas expectativas daquele plenário, em 1983, eram enormes em relação à delegacia da 7ª Região aqui no ES, que se transformou, em 1984, no CRA-ES. Que decisão correta. Hoje eu me sinto emocionado porque o CRA-ES é uma referência para todo o Brasil como um dos conselhos mais eficientes e comprometidos com a profissão”, pontuou Siqueira.
O presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, lembrou que o Erpa foi uma ideia do vice-presidente Gilmar Camargo para debater a Administração em cada região do Brasil. Ele também reiterou que a atual diretoria do CFA está focada numa fiscalização mais atuante para garantir as prerrogativas dos profissionais de Administração. Macedo fez referência, ainda, ao importante papel da transformação digital.
“O homem nunca vai deixar de evoluir a sua inteligência. Então, nós precisamos debater sim essas ferramentas, como auxiliar para nossas tomadas de decisões”, alertou Macedo.
Palestra de abertura
Logo após a cerimônia de abertura do Erpa Sudeste, o executivo Leandro Figueiredo, criador do método “Os 3 Cs da Alta Performance”, trouxe para a palestra magna o tema “O Futuro é Agora: Profissionais Ambidestros e a busca por uma Alta Performance”. Ele explicou que ambidestria é como você se permite aprender coisas novas em um mercado em constante transformação.
Leandro contou a história de liderança do navegador Ernest Shackleton que, em 1915, conseguiu blindar sua tripulação, de mais de vinte homens, isolados durante uma expedição à Antártida. “O líder altruísta trabalha pelo coletivo, acredita numa causa e tem consciência do seu propósito”, e ressaltou que é preciso manter os processos que funcionam bem na gestão, trazendo a tecnologia como suporte, mas jamais abrir a mão do básico bem feito.
Por fim, o executivo abordou as diferentes skills, lembrando que somos contratados por nossas hard skills, as competências técnicas, mas demitidos pelas soft skill, os comportamentos. Além disso, o mercado tem abordado as human skills, que tratam da inteligência emocional. “Quais são as lacunas de oportunidade que preciso desenvolver para performar. Tem que ter essa autoconsciência, escuta ativa, criar ambientes positivos e de segurança para tomada de decisão. Sobre a busca de atualização na carreira, Leandro finalizou: “Já as core skills são habilidades mais técnicas que precisamos desenvolver onde tudo muda constantemente, é a atualização contínua sem perder o histórico de suas competências.”
O Erpa Sudeste continua nesta quinta-feira (31/10) com uma programação de palestras e painéis que envolvem temas como inovação, gestão de saúde, integração do mercado com a academia, liderança e os impactos da tecnologia na transformação humana.
Créditos: Alexandra Fiori
Assessoria de Comunicação CFA