O Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) realizou com sucesso o evento Adm. Talks no último dia 25 de julho, com o tema “Desenvolvendo Competências: Habilidades para administradores de saúde”. O evento atraiu cerca de 20 participantes interessados no aprimoramento profissional e na discussão de práticas eficazes na gestão de serviços de saúde.
A abertura do evento foi conduzida pelo Administrador Manoel Carlos Rocha Lima, Conselheiro Federal do CRA-ES e coordenador da Comissão Especial de Gestão de Serviços em Saúde do Conselho Federal de Administração (CFA). Sua experiência e liderança foram fundamentais para estabelecer o tom educativo e inspirador do encontro.
“O AdmTalks abordou, de forma participativa, a importância do desenvolvimento de competências essenciais para que o profissional de Administração possa atuar no setor de saúde. Tivemos a participação qualificada de administradores que atuam ou desejam atuar na área e saúde e foi uma excelente oportunidade para apresentar a Câmara Temática de Gestão da Saúde aos profissionais e atraí-los para participar das atividades do Conselho, bem como para atuar junto à câmara”, frisou.
A facilitação foi realizada pela administradora Dayele Pereira da Silva, renomada especialista na área de gestão em saúde. Com vasta experiência em psicologia organizacional, gestão empresarial e Lean Seis-Sigma, Dayele exerce atualmente o cargo de Diretora de Projetos, Processos e Qualidade no Grupo Hospital Royal. Sua contribuição como facilitadora enriqueceu as discussões, proporcionando na prática os conhecimentos valiosos sobre as habilidades necessárias para administradores enfrentarem os desafios contemporâneos na área da saúde.
“Ontem, falamos da importância de cada vez mais os administradores assumirem papéis de gestores de organizações complexas como a de serviços de saúde e de estarem atuando em posições estratégicas dessas instituições de modo a maximizarem os seus resultados tanto assistenciais como de saúde financeira dessas organizações”, ressaltou.
O evento destacou a importância da formação contínua e do desenvolvimento de competências específicas para o sucesso na administração de serviços de saúde, um setor crucial para o bem-estar da sociedade.
“Mas, para isso, o administrador, precisa de desenvolver algumas habilidades fundamentais para o resultado almejado: como a capacidade de liderança de times diversos como a da saúde em que todos têm seu papel fundamental na recuperação do paciente (médicos, enfermagem, equipe multiprofissional, administrativos, higienização, etc.), a comunicação eficaz, o pensamento crítico para nortear a tomada de decisões, onde os recursos podem ser escassos e o tempo para essa tomada de decisão precisa ser imediato, a capacidade de gestão de crises e adaptabilidade as mudanças constantes no cenário de saúde, e acompanhar as inovações de novas tecnologias e práticas emergentes na saúde”, abordou. O administrador que atua na área da administração da saúde deve priorizar na vida do paciente.
“Além disso, o profissional de administração não pode jamais perder o foco na qualidade e segurança do paciente, onde ele deve estar no centro do cuidado durante toda a sua jornada assistencial dentro da instituição de saúde e com os cuidados pós-alta orientados, mantendo seus valores éticos fundamentais e promovendo que as organizações do qual atuam estejam também seguindo os princípios da bioética”, destacou.