Você está visualizando atualmente CFA lança Novo Manual de Responsabilidade Técnica (RT)

CFA lança Novo Manual de Responsabilidade Técnica (RT)

O manual estabelece diretrizes para uma atuação responsável e ética

O Conselho Federal de Administração (CFA) anunciou recentemente o lançamento do aguardado Novo Manual de Responsabilidade Técnica do Profissional de Administração. Este documento, em vigor com a Resolução Normativa CFA n.º 643, estabelece orientações claras e atualizadas para os profissionais que buscam assumir responsabilidades técnicas.

O manual estabelece diretrizes para uma atuação responsável e ética, enfatizando a importância da gestão profissional e do cumprimento do propósito social das empresas. Este lançamento representa um marco significativo, demonstrando o compromisso do CFA com a excelência e a integridade, na prática da Administração. Ele define o papel do Responsável Técnico, profissional de Administração formado em curso superior, que exerce atividades nos campos abrangidos pela Lei n.º 4.769/1965. Além disso, aborda a responsabilidade técnica, ética e administrativa do profissional perante a pessoa jurídica pelos serviços prestados, e torna obrigatória a presença de um Responsável Técnico em toda empresa registrada no CRA, independentemente do número de funcionários. 

CRA-ES atua Fortalecendo o Papel do RT como Aliado nas Empresas com o Relatório de Diagnóstico
O Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) exige o Relatório de Diagnóstico de Responsabilidade Técnica desde o início de 2024. Este documento, enviado pelo RT à autarquia, é uma ferramenta valiosa para avaliar e aprimorar processos empresariais, fornecendo uma visão estratégica para a gestão eficaz e a tomada de decisões informadas.
Segundo o Fiscal do CRA-ES, o Administrador Felipe Borges, esse documento é essencial para compreender e solucionar questões. “O Diagnóstico de Responsabilidade Técnica é um documento de gestão que permite o profissional responsável técnico levantar e mapear a situação atual da gestão das empresas de Administração, permitindo compreender e detalhar soluções capazes de garantir qualidade nos serviços disponibilizados à sociedade.

Além disso, os relatórios resultantes auxiliam o Conselho ao fornecer subsídios para orientações técnicas, fiscalizatórias e disciplinares, mantendo um registro detalhado de qualidade técnica, ocorrências e áreas de melhoria. “Os relatórios serão vinculados ao cadastro de cada empresa e profissional, mantendo um histórico de qualidade técnica, registro de ocorrências, pontos a melhorar e riscos, necessário para o bom exercício de qualquer profissão”, reforçou.

Ferramentas para Profissionais e Empresas
O relatório, aliado ao lançamento do Novo Manual de Responsabilidade Técnica pelo CFA, representam avanços significativos para fortalecer o papel do Responsável Técnico (RT) como aliado nas empresas. Ao proporcionar um ambiente onde os profissionais de Administração podem oferecer serviços da mais alta qualidade, pautados na responsabilidade, ética e excelência profissional, reafirma-se o compromisso com a construção de um cenário empresarial sólido e ético.

Saiba mais:

RN CFA 643/24  Novo Manual de Responsabilidade Técnica: https://documentos.cfa.org.br/?c=documento&a=show&id=930 

RN CRA-ES 032/23 Diagnóstico de Responsabilidade Técnica: blob:https://cra-es.implanta.net.br/d72e2314-19f2-4cd1-9775-b11e6d35f7cd