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Black Friday: 85% dos consumidores pretendem comprar e especialista dá dicas para evitar golpes

 

A Black Friday é um dos momentos mais aguardados do ano pelos consumidores que ficam atentos aos descontos que podem receber em um produto desejado. Seja nas lojas físicas ou virtuais, as pessoas estão em busca das ofertas que só a Black Friday proporciona. Desta vez, o evento vai cair no dia 29 de novembro. 

Alguns estabelecimentos já começaram um esquenta de promoções em decorrência do mês, um exemplo é a loja online de camisas estampadas Ficty Loja, que já anunciou a ‘Black November’ e promoveu quatro semanas de ofertas. De acordo com o levantamento feito pelo MercadoLivre e MercadoPago, 85% das pessoas já estão se organizando para as compras e 54% irão usar o cartão de crédito para pagar.

O gerente regional da Manhattan Associates, Stefan Furtado, afirma que as expectativas de vendas estão animadoras, com um aumento de 20% a 30% das vendas em comparação ao ano passado. Ele conta também que é de se esperar um resultado positivo dos clientes em relação tanto à logística quanto aos múltiplos canais.

Durante esse período de ofertas, é bom ficar atento aos possíveis golpes. O CEO da Hacker Rangers – plataforma de conscientização de segurança cibernética e da Lei Geral de Proteção de Dados – , Vinícius Perallis, faz o alerta. Ele adverte sobre os links recebidos por canais digitais, como e-mail e WhatsApp, e informa que é preciso verificar nos sites oficiais onde o cliente já está acostumado a comprar, mas não se preocupe, há o que fazer caso tenha caído em um golpe.

“Caso tenha caído alguma fraude, tem um mecanismo criado pelo Banco Central que se chama MED, é o mecanismo especial de devolução que você pode abrir uma reclamação até em 80 dias, mas claro que tem que se você puder quanto antes no próprio aplicativo de banco seu. Você vai ter essa opção e, ao reportar que você caiu em uma fraude, logo esse dinheiro vai ser bloqueado na conta do fraudador e a instituição tem até sete dias úteis para analisar. E claro, abrir um boletim de ocorrência para documentar o crime para mapear e cada vez mais o combate ao crime cibernético seja melhorado no Brasil”, orienta Perallis.

Lembre-se de que é importante verificar a reputação das empresas, principalmente no meio digital, e desconfie de promoções exageradas, elas podem ser boas demais para ser verdade.

Créditos:  Sacha Bourdette – Repórter Rádio ADM

Ana Clara de Lima – Estagiária de jornalismo, sob supervisão. | Assessoria de Comunicação CFA