01. Registro Principal de Pessoa Jurídica

02. Registro Secundário de Pessoa Jurídica

03. Cancelamento de Registro

04. Atualização Cadastral

05. Certidão de Registro de Comprovação de Aptidão para Desempenho de Atividades de Administração - RCA

06. Registro de Acervo Técnico no CRA-ES

07. Certidão de Visto

08. Anuidade


01. Registro Principal de Pessoa Jurídica

O Registro principal habilita a empresa a explorar atividades na área da Administração na sua jurisdição. Sem o devido registro, a empresa ficará sujeita à fiscalização do CRA-ES e às penalidades aplicáveis.

a) Registro de Cartório

Para que uma empresa registre seu contrato social em cartório de tabelionato é necessário efetuar o pré-registro de pessoa jurídica no CRA-ES, que resulta na emissão da Certidão de Cartório. O registro só será efetivado no CRA-ES após a apresentação do contrato social averbado.


02. Registro Secundário de Pessoa Jurídica

O registro secundário habilita a empresa a explorar atividades na área da Administração em jurisdição diversa daquela onde possui seu registro principal. Sem o devido registro, a empresa ficará sujeita à fiscalização do CRA-ES e às penalidades aplicáveis.


03. Cancelamento de Registro

O cancelamento de registro de pessoa jurídica, principal ou secundário, será concedido nos casos em que a empresa deixe de explorar atividades na área da Administração, cessando, a partir de então, a habilitação da empresa junto ao CRA-ES. O cancelamento do torna ilegal o exercício da profissão, devendo o registro ser reativado caso volte a explorar atividades na área da Administração.


04. Atualização Cadastral

Mantenha sempre seu cadastro atualizado!

Envie para registro@craes.org.br as alterações contratuais da Empresa


05. Certidão de Registro de Comprovação de Aptidão para Desempenho de Atividades de Administração - RCA

O RCA de Pessoa Jurídica é a experiência adquirida pela empresa, ao longo da sua atuação, através da emissão da certidão de RCA, conforme legislação vigente.

O registro do atestado de capacidade técnica no CRA-ES, valoriza o exercício da profissão, confere legitimidade à empresa contratado e assegura a autoria, a responsabilidade e a participação técnica em cada serviço realizado. Também assegura à sociedade que as atividades da área da Administração sejam realizadas sob a supervisão de uma empresa com habilitação, proporcionando segurança técnica para o contratante.

a) Certificação de Atestado de Pessoa Jurídica – RCA PJ

b) Renovação de Certificação de atestado de Pessoa Jurídica


06. Registro de Acervo Técnico no CRA-ES

A empresa que tenha vários atestados registrados pode requisitar seu Acervo Técnico, documento que reúne todas as experiências.


07. Certidão de Visto

Certidão emitida pelo CRA-ES que valida atestados de outra jurisdição.


08. Anuidade

A anuidade, definida pelo Conselho Federal de Administração, é um tributo e o seu pagamento, além de ser uma obrigação legal, é um ato de consciência e ética profissional. O valor é recolhido anualmente com vencimento em 31 de março.

Por ser um tributo, o não pagamento das anuidades ocasiona cobranças administrativas e judiciais. Portanto, mesmo a empresa estando registrada no CRA-ES, a falta do pagamento da anuidade torna irregular e punível o exercício da profissão de Administrador, conforme previsão do §1º, do art. 14, da Lei nº 4.769/65 e Art. 51 do Regulamento Aprovado pelo Decreto 61.934/67.

Para efetuar o pagamento da sua anuidade utilize nosso atendimento online ou, entre em contato com o Conselho para através do e-mail registro@craes.org.br.

Formulários

Voltar ao topo