01. Registro Pessoa Jurídica

02. Registro Secundário de Pessoa Jurídica

03. Cancelamento de Registro

04. Certidão de Registro de Comprovação de Aptidão para Desempenho de Atividades de Administração – RCA

05. Registro de Acervo Técnico

06. Certidão de Visto

07. Atualização Cadastral


01. Registro Principal de Pessoa Jurídica

O Registro principal habilita a empresa a explorar atividades na área da Administração na sua jurisdição. Sem o devido registro, a empresa ficará sujeita à fiscalização do CRA-ES e às penalidades aplicáveis.

a) Registro de Cartório

Para que uma empresa registre seu contrato social em cartório de tabelionato é necessário efetuar o pré-registro de pessoa jurídica no CRA-ES, que resulta na emissão da Certidão de Cartório. O registro só será efetivado no CRA-ES após a apresentação do contrato social averbado.


02. Registro Secundário de Pessoa Jurídica

O registro secundário habilita a empresa a explorar atividades na área da Administração em jurisdição diversa daquela onde possui seu registro principal. Sem o devido registro, a empresa ficará sujeita à fiscalização do CRA-ES e às penalidades aplicáveis.


03. Cancelamento de Registro

O cancelamento de registro de pessoa jurídica, principal ou secundário, será concedido nos casos em que a empresa deixe de explorar atividades na área da Administração, cessando, a partir de então, a habilitação da empresa junto ao CRA-ES. O cancelamento do torna ilegal o exercício da profissão, devendo o registro ser reativado caso volte a explorar atividades na área da Administração.


04. Certidão de Registro de Comprovação de Aptidão para Desempenho de Atividades de Administração – RCA

O RCA de Pessoa Jurídica é a experiência adquirida pela empresa, ao longo da sua atuação, através da emissão da certidão de RCA, conforme legislação vigente.

O registro do atestado de capacidade técnica no CRA-ES, valoriza o exercício da profissão, confere legitimidade à empresa contratado e assegura a autoria, a responsabilidade e a participação técnica em cada serviço realizado. Também assegura à sociedade que as atividades da área da Administração sejam realizadas sob a supervisão de uma empresa com habilitação, proporcionando segurança técnica para o contratante.

a) Certificação de Atestado de Pessoa Jurídica – RCA PJ

b) Renovação de Certificação de atestado de Pessoa Jurídica


05. Registro de Acervo Técnico no CRA-ES

A empresa que tenha vários atestados pode requisitar seu Acervo Técnico, documento que reúne todas as experiências.


06. Certidão de Visto

Certidão emitida pelo CRA-ES que valida atestados de outra jurisdição.


07. Atualização Cadastral

Mantenha sempre seu cadastro atualizado!

Voltar ao topo