01. Registro de Pessoa Física

02. Campos de atuação profissional

03. Tipos de registro profissional

04. Substituição de Carteira de Identidade Profissional

05. Transferência de Registro Profissional para o CRA-ES

06. Cadastro de Estudante

07. Licença, Renovação de Licença e Cancelamento de Registro Profissional

08. Anuidade

09. Atualização Cadastral

10. Certidões


01. Registro Pessoa Física

É o registro profissional no CRA que habilita para o exercício legal da profissão.

A conclusão do curso não habilita para o exercício profissional, pois, para isso, é indispensável o registro no Conselho Regional de Administração.

Os profissionais registrados recebem uma carteira de identidade profissional, válida como documento de identidade em todo território nacional, que legalmente os habilita para atuar na área da Administração.

O Conselho Regional de Administração concede os seguintes registros profissionais:

Bacharéis em Administração: As instituições de ensino concedem o título de Bacharel em Administração. Para o profissional tornar-se um Administrador, e assim poder atuar em todas as áreas da Administração, é obrigatório o registro no Conselho Regional de Administração.

Bacharéis em Cursos superiores conexos à Administração: Concedido aos Bacharéis egressos de cursos superiores conexos à Administração. Os Profissionais Receberão o título de Gestor e terão atuação profissional restrita à respectiva área de formação. Veja quais são os cursos passíveis de registro: Resolução Normativa CFA nº 506/2017.

Tecnólogo: Concedido aos egressos de cursos superiores de Tecnologia conexos à Administração. Os Profissionais Receberão o título de Tecnólogo e terão atuação profissional restrita à respectiva área de formação. Veja quais são os cursos passíveis de registro: Resolução Normativa CFA nº 505/2017.

Cursos Sequenciais de Formação Específica conexos à Administração: Concedido aos diplomados em Cursos Sequenciais de Formação Específica conexos à Administração. Os Profissionais Receberão o título de Gestor e terão atuação profissional restrita à respectiva área de formação. Veja quais são os cursos passíveis de registro: Resolução Normativa CFA nº 508/2017.

Bacharéis em Cursos conexos à Administração Pública: Concedido aos Bacharéis egressos de cursos superiores conexos à Administração Pública. Os Profissionais Receberão o título de Gestor Público e terão os mesmos direitos e prerrogativas do Administrador. Veja quais são os cursos passíveis de registro: Resolução Normativa CFA nº 507/2017.

Cursos Técnicos conexos à Administração: Concedido aos egressos de cursos de educação profissional técnica de nível médio conexos à Administração. Os Profissionais receberão o título de Técnico em Administração. Veja quais são os cursos passíveis de registro: Resolução Normativa CFA nº 511/2017.

Cursos de Mestrado e Doutorado conexos a Administração: Concedido aos egressos de cursos de mestrado ou doutorado cujos programas sejam afetos à Administração. Os Profissionais Receberão o título de Mestre ou Doutor em Administração e terão atuação profissional restrita à respectiva área de formação. Veja quais são os cursos passíveis de registro: Resolução Normativa CFA nº 512/2017.


02. Campos de atuação profissional

O Decreto 61.934/67, que regulamenta a Lei 4.769/65, versa em seu Art. 3º o campo profissional da Administração.

Conheça a legislação aqui.


03. Tipos de registro profissional

Conheça aqui os tipos de registro.

a) Registro Profissional Principal

É o registro concedido pelo CRA ao profissional com domicílio profissional no Estado do Espírito Santo.

Acesse o formulário e procedimentos necessários aqui.

b) Registro Profissional Secundário

Habilita o REGISTRADO ao exercício da profissão em jurisdição diversa daquela onde possui seu registro principal, sem alteração do domicílio profissional.

Acesse o formulário e procedimentos necessários aqui.

c) Registro Prévio

É o pré-registro é realizado na Faculdade para entrega da Carteira de Identidade Profissional Temporária - CIP após a data da colação de grau. O CRA-ES realiza visitas semestrais em todas as Faculdades Presenciais de Administração e Gestão do Estado. As Faculdades com ensino à distância também poderão solicitar o agendamento da visita.

O formando que realizar o pré-registro na faculdade e colar grau na data estabelecida receberá como incentivo, a isenção da primeira anuidade e pagará somente as taxas de CIP e Inscrição.

Acesse o formulário e procedimentos necessários aqui.

d) Registro Profissional de Estrangeiro

É concedido ao profissional estrangeiro portador de visto temporário que possua Autorização de Trabalho concedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, publicada no D.O.U., cujas atividades profissionais estejam compreendidas nos campos de atuação privativos do Administrador, previstos na Lei nº 4.769/65 e legislação conexa. Parágrafo único. O registro profissional de estrangeiro poderá ser concedido também àquelas pessoas físicas que obtiverem grau acadêmico no Brasil, e que residem e trabalham com autorização na região de fronteira.

Acesse o formulário e procedimentos necessários aqui.

e) Registro Remido

O profissional que se enquadra nos requisitos abaixo tem o direito de pedir a remissão das anuidades futuras.

Ter idade igual ou superior a 65 anos e 35 anos de contribuição, ininterruptos ou não, para o Sistema CFA/CRAs.

Com a Remissão de Anuidades, o profissional fica desobrigado do pagamento das anuidades futuras, mantendo o direito de usar o título de Administrador ou Gestor, entre, outros benefícios do Conselho.

Acesse o formulário e procedimentos necessários aqui.

Fique ligado!

O requerente que ainda não possui o diploma de graduação receberá a Carteira de Identidade Profissional - CIP com validade de 24 (vinte e quatro) meses que é o tempo necessário para providenciar o diploma de graduação junto a IES - Instituição de Ensino Superior.

Dentro do prazo de 02 anos, o profissional precisará apresentar seu diploma, devidamente REGISTRADO no órgão competente para a substituição da CIP temporária pela definitiva. Caso ainda não possua o diploma, poderá apresentar o protocolo de requerimento dele ou ainda uma declaração da Faculdade em que conste a fase de andamento. Nesse caso, a Carteira possuirá validade de mais um ano.

Exercer a profissão com a CIP vencida acarreta descumprimento da lei, sujeitando-se, à autuação e às sanções administrativas e judiciais cabíveis.

Observações

Tratando-se da anuidade devida para ocasião do registro, destacamos o seguinte:

1º - Será devido o pagamento correspondente apenas aos dias seguintes do ano, a partir da data do protocolo do requerimento.

2º - Quando o registro ocorrer até 60 (sessenta) dias corridos após a colação de grau, o requerente receberá o benefício da gratuidade da primeira anuidade, passando a ser devido apenas o valor das taxas de Carteira e inscrição.

Quando o sexagésimo dia da colação de grau coincidir com sábado, domingo ou feriado, para uso do direito da gratuidade, o recém-formado deverá efetuar o seu registro no primeiro dia útil imediatamente seguinte.

3º - Quando a colação de grau e o registro ocorrer nos meses de novembro e dezembro, será gratuita a anuidade referente a estes meses e aos doze meses do ano subsequente.


04. Substituição de carteira de identidade profissional

O Profissional poderá solicitar a Substituição da Carteira de Identidade Profissional em casos de Prorrogação de prazo de validade (não recebimento do diploma); Apresentação do diploma de graduação; Substituição de Modelo; Alteração de sobrenome; Extravio ou roubo.

Acesse o formulário e procedimentos necessários aqui.


05. Transferência de Registro Profissional para o CRA-ES

É concedida ao registrado em virtude da mudança de domicílio profissional.

Acesse o formulário e procedimentos necessários aqui.


06. Cadastro de Estudantes

ESTUDANTE TAMBÉM TEM ESPAÇO NO CRA-ES, VENHA PARTICIPAR DO SEU CONSELHO!

É destinado aos estudantes e tem por objetivo aproximar o Estudante do seu Conselho, além de contribuir para que ele sempre esteja informado do que está acontecendo na sua profissão, e ainda proporciona alguns benefícios, tais como:

► Usufruir gratuitamente dos cursos que valem horas para as suas Atividades Acadêmicas Complementares;

► Receber os informativos do CRA-ES;

E diversos outros serviços que venham a ser criados pelo CRA-ES e estendidos aos portadores do cadastro.

Acesse o pré-cadastro e procedimentos necessários aqui.


07. Licença e Renovação de Licença de registro profissional

a) Licença e Renovação de Licença de registro profissional

Os Profissionais que não estiverem exercendo as atividades na área da Administração possuem o direito de solicitar a licença, interrompendo, após apreciação da Sessão Plenária, temporariamente a habilitação ao exercício da profissão.

A licença é válida por 02 anos renovável por igual período e o número de registro no CRA continua sendo pessoal e intransferível. A licença de registro do torna ilegal o exercício da profissão, devendo o registro ser restabelecido caso volte a atuar na área da Administração.

Acesse o formulário e procedimentos necessários aqui.

b) Cancelamento de Registro Profissional

Os Profissionais que não estiverem exercendo as atividades na área da Administração possuem o direito de solicitar o cancelamento da habilitação ao exercício da profissão. Após apreciação da Sessão Plenária do CRA-ES, o cancelamento poderá ser concedido ao profissional nos casos de cessação definitiva do exercício profissional. O cancelamento do registro torna ilegal o exercício da profissão. Caso volte a atuar na área da Administração, o registro deverá ser novamente requerido.

Acesse o formulário e procedimentos necessários aqui.

c) Restabelecimento de Registro Licenciado

Os Profissionais com registro licenciado e que buscam voltar a exercer atividades na área da Administração devem restabelecer seu registro junto ao Conselho.

Acesse o formulário e procedimentos necessários aqui.


08. Anuidade

A anuidade, definida pelo Conselho Federal de Administração, é um tributo e o seu pagamento, além de ser uma obrigação legal, é um ato de consciência e ética profissional. O valor é recolhido anualmente com vencimento em 31 de março.

Por ser um tributo, o não pagamento das anuidades ocasiona cobranças administrativas e judiciais. Portanto, mesmo o profissional estando registrado no CRA-ES, a falta do pagamento da anuidade torna irregular e punível o exercício da profissão de Administrador, conforme previsão do §1º, do art. 14, da Lei nº 4.769/65 e Art. 51 do Regulamento Aprovado pelo Decreto 61.934/67.

Para efetuar o pagamento da sua anuidade utilize nosso atendimento online ou, entre em contato com o Conselho para através do e-mail registro@craes.org.br.


09. Atualização Cadastral

Mantenha sempre o seu cadastro atualizado!

Clique aqui e atualize seus dados Cadastrais.


10. Certidões

a) Certidão de Regularidade

A Certidão de Regularidade é emitida mediante solicitação e pagamento da taxa, através do e-mail registro@craes.org.br.

Lembramos que o profissional deve estar em dia com o pagamento das anuidades e regular com a Carteira de Identidade Profissional. Caso a CIP esteja vencida, providencie a substituição para requerer a emissão da Certidão.

b) Certidão de Registro de Comprovação de Aptidão para Desempenho de Atividades de Administração – RCA

O CRA-ES certifica a experiência adquirida pelo registrado, ao longo de sua atuação profissional, através da emissão da certidão de RCA, conforme legislação vigente.

A certidão destina-se, principalmente, à recomendação de prestação de serviços a outras empresas que necessitem de maior segurança na hora de contratar um profissional e à exigência nos editais de licitação.

► Certificação de Atestado de Pessoa Física– RCA PF

Acesse o formulário e procedimentos necessários clicando aqui.

► Renovação de Certificação de atestado de Pessoa Física:

Acesse o formulário e procedimentos necessários clicando aqui.

c) Certidão de Acervo Técnico

O Profissional da Administração que tenha vários atestados pode requisitar seu Acervo Técnico, documento que reúne todas as experiências.

Acesse o formulário e procedimentos necessários clicando aqui.

d) Certidão de Visto

Certidão emitida pelo CRA-ES que valida atestados de outra jurisdição.

Acesse o formulário e procedimentos necessários clicando aqui.

Voltar ao topo