A Certidão de Registro e Regularidade de Pessoa Jurídica é o documento emitido pelo CRA-ES que comprova que a empresa está devidamente registrada no conselho e encontra-se habilitada para o exercício das suas atividades profissionais.


PARA REQUERER É NECESSÁRIO:

  • Para emissão da Certidão de Regularidade é necessário que a Empresa e o(s) Responsável(eis) Técnico(s) estejam em dia com o pagamento das anuidades junto ao CRA-ES e regular com o registro.
  • Pagamento da taxa de Certidão de Regularidade, conforme Resolução vigente.

COMO SOLICITAR: A solicitação da certidão pode ser realizada através dos Serviços Online, disponível em nosso site. Basta acessar o link, realizar o login e em seguida, clicar em “Requerimentos” – “Certidões”, seguindo as etapas. Após concluída a solicitação e realizado do pagamento, a certidão será disponibilizada para download no menu “Requerimentos” – “Acompanhar histórico”.


PRAZO PARA EMISSÃO DA CERTIDÃO: A emissão será feita em até 24 horas após o pagamento.


VALIDADE DA CERTIDÃO: A certidão de regularidade possui validade até o final do ano vigente para os profissionais que estão com a anuidade quitada, e no caso dos parcelamentos, a validade será até o vencimento da próxima parcela.

TIPOS DE REGISTRO

É o registro concedido pelo CRA-ES para aqueles com domicílio profissional no Estado do Espírito Santo.


PARA REQUERER É NECESSÁRIO:

  • Preenchimento e assinatura do formulário modelo CRA-ES, que será gerado ao final do cadastro. (Não é permitido assinatura de Procurador)
  • Diploma frente e verso do. OU CASO AINDA NÃO POSSUA DIPLOMA: Declaração de Conclusão do Curso emitida pela Instituição de Ensino, constando o ato do reconhecimento do curso, expedido pelo MEC a data da colação de grau e a informação de que o diploma do requerente encontra-se em fase confecção.
  • Para os requerimentos de Registro de Mestre, Doutor ou Graduado em Curso Sequencial de Formação Específica será necessária cópia do Histórico do Curso
  • Cópia da Carteira de Identidade Civil, CPF e Certidão de Casamento (quando couber). Caso não possua RG, poderá apresentar cópia da CNH ou Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Foto para documento 3x4 colorida, recente, de frente e com fundo branco;
  • Pagamento das taxas de inscrição, carteira e anuidade proporcional, que serão geradas ao final do cadastro.

COMO SOLICITAR:

A solicitação do Registro Profissional deverá ser realizada por meio do Autoatendimento, disponível em nosso site, em PRÉ-CADASTRO. Depois de concluída a solicitação e realizado do pagamento, a documentação será analisada e o registro concluído.


PRAZO PARA EMISSÃO DA CARTEIRA:

Até 04(quatro) dias úteis após a efetivação do Registro.

Habilita o registrado ao exercício da profissão em jurisdição diversa daquela onde possui seu registro principal, sem alteração do domicílio profissional.


PARA REQUERER É NECESSÁRIO:
  • Preenchimento e assinatura do formulário modelo CRA-ES, que será gerado ao final do cadastro. (Não é permitido assinatura de Procurador)
  • Diploma frente e verso OU CASO AINDA NÃO POSSUA DIPLOMA: Declaração de Conclusão do Curso emitida pela Instituição de Ensino, constando o ato do reconhecimento do curso, expedido pelo MEC a data da colação de grau e a informação de que o diploma do requerente encontra-se em fase confecção.
  • Cópia da Carteira de Identidade Civil, CPF e Certidão de Casamento (quando couber). Caso não possua RG, poderá apresentar cópia da CNH ou Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Certidão de Regularidade emitida pelo CRA de origem;
  • Foto para documento 3x4 colorida, recente, de frente e com fundo branco;
  • Pagamento das taxas de inscrição e anuidade proporcional, que serão geradas ao final do cadastro;

COMO SOLICITAR: A solicitação do Registro Profissional deverá ser realizada por meio do Autoatendimento,  disponível em nosso site, em PRÉ-CADASTRO. Depois de concluída a solicitação e realizado do pagamento, a documentação será analisada e o registro concluído.
PRAZO PARA EMISSÃO DA CARTEIRA (caso seja solicitada): Até 04(quatro) dias úteis após a efetivação do Registro.

O profissional com idade igual ou superior a 65 anos e 35 anos de contribuição, ininterruptos ou não, para o Sistema CFA/CRAs, e em dia com suas obrigações, tem o direito de pedir a remissão do registro e ficar desobrigado do pagamento das anuidades futuras, porém, manterá o direito de usar o título de Administrador, Gestor ou Técnico em Administração, entre, outros benefícios do Conselho.


PARA REQUERER É NECESSÁRIO:

  • Preenchimento e assinatura do formulário modelo CRA-ES.
  • Estar em dia com o pagamento das anuidades.
  •  Idade igual ou superior a 65 anos e 35 anos de contribuição, ininterruptos ou não, para o Sistema - CFA/CRAs.
  • Pagamento da anuidade proporcional, taxa de Carteira de Identidade Profissional e o fornecimento de uma foto 3x4, caso solicite uma nova Carteira.

COMO SOLICITAR:

Protocolar a documentação pessoalmente em nossa sede OU encaminhar via correios; OU Digitalizar e encaminhar a documentação completa para o email registro@craes.org.br


PRAZO PARA EMISSÃO DA CARTEIRA (caso seja solicitada): 04 (quatro) dias úteis para entrega presencial ou encaminhamento via correios (interior do Estado) – após aprovação do pedido em Sessão Plenária.

O profissional que for exercer da profissão em jurisdição diversa daquela onde possui seu registro principal, alterando o domicílio profissional, poderá requerer a Transferência do Registro. Com a transferência do registro principal entre regionais o profissional tem um novo registro principal sem interromper o vinculo com o Sistema CFA/CRAs.


PARA REQUERER É NECESSÁRIO:

  •  Preenchimento e assinatura do formulário modelo CRA-ES. (Não é permitido assinatura de Procurador)
  • Cópia frente e verso do Diploma. OU CASO AINDA NÃO POSSUA DIPLOMA: Declaração de Conclusão do Curso emitida pela Instituição de Ensino, constando o ato do reconhecimento do curso, expedido pelo MEC a data da colação de grau e a informação de que o diploma do requerente encontra-se em fase confecção.
  • Cópia da Carteira de Identidade Civil, CPF e Certidão de Casamento (quando couber). Caso não possua RG, poderá apresentar cópia da CNH ou Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Foto para documento 3x4 colorida, recente, de frente e com fundo branco;
  • Certidão de regularidade emitida pelo CRA de origem.
  • Pagamento das taxas de transferência e carteira.

COMO SOLICITAR: Protocolar a documentação pessoalmente em nossa sede ou encaminhar via correios; OU Digitalizar e encaminhar a documentação completa para o email registro@craes.org.br


PRAZO PARA EMISSÃO DA CARTEIRA: 04 (quatro) dias úteis para entrega presencial ou encaminhamento via correios (interior do Estado) – após envio da Transferência pelo CRA de origem.

O registro no CRA habilita o profissional estrangeiro portador de diploma de curso equivalente ao Curso de Graduação em Administração, devidamente revalidado pelo MEC, ao exercício legal da profissão de Administrador no Brasil, desde que possua Visto Temporário e Autorização de Trabalho concedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, para o desempenho de atividades que estejam compreendidas nos campos de atuação privativos do Administrador, previstas na Lei nº 4.769/65.

O Registro Profissional de Estrangeiro será concedido por prazo equivalente ao previsto na sua Autorização de Trabalho, podendo ser prorrogado mediante requerimento do interessado, instruído com o documento de prorrogação. O Administrador estrangeiro registrado em CRA receberá Carteira de Identidade Profissional específica, na cor CINZA.
PARA REQUERER É NECESSÁRIO:
Estrangeiro Portador de Visto Temporário
  • Preenchimento e assinatura do formulário modelo CRA-ES, que será gerado ao final do cadastro. (Não é permitido assinatura de Procurador)
  • Autorização de Trabalho concedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, publicada no D.O.U.carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS ou Contrato de Trabalho ou documento que comprove a prestação de serviço à entidade de direito público;
  • RNE –Registro Nacional de Estrangeiro expedido pelo Departamento de Polícia Federal
  • Diploma de conclusão do curso de Administração ou equivalente, revalidado pelo órgão competente do MEC, de acordo com a norma legal em vigor;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Foto para documento 3×4 colorida, recente, de frente e com fundo branco; CONFIRA COMO
  • Pagamento das taxas de inscrição, carteira e anuidade proporcional, que serão geradas ao final do cadastro.

Estrangeiro Morador de Fronteira
  • Preenchimento e assinatura do formulário modelo CRA-ES, que será gerado ao final do cadastro. (Não é permitido assinatura de Procurador)
  • diploma de conclusão do curso de Administração registrado ou revalidado pelo órgão competente do MEC;
  • Carteira de Identidade (RG) ou similar;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou similar;
  • Foto para documento 3×4 colorida, recente, de frente e com fundo branco; CONFIRA COMO
  • Comprovante de residência emitido nos últimos 3 (três) meses (conta de água, luz ou telefone);
  • contrato ou Carteira de Trabalho;
  • comprovante de pagamento das taxas de registro, de expedição da Carteira de Identidade Profissional - CIP e da respectiva anuidade proporcional.
  • Pagamento das taxas de inscrição, carteira e anuidade proporcional, que serão geradas ao final do cadastro.

COMO SOLICITAR:

A solicitação do Registro Profissional deverá ser realizada por meio do Autoatendimento, disponível em nosso site, em PRÉ-CADASTRO. Depois de concluída a solicitação e realizado do pagamento, a documentação será analisada e o registro concluído.⠀⠀⠀⠀⠀⠀


PRAZO PARA EMISSÃO DA CARTEIRA:

Até 04(quatro) dias úteis após a efetivação do Registro.

IMPORTANTE:

  • Para os bacharéis e egressos dos cursos superiores de tecnologia em gestão que possuem diploma registrado no MEC, a CIP é definitiva.
  • Para os bacharéis ou egressos dos cursos superiores de tecnologia em gestão recém-formados, que apresentem declaração ou certidão de colação de grau, a CIP possui validade de dois anos. Com a apresentação do diploma registrado, será emitida a CIP definitiva.
  • O Tecnólogo em Gestão, o Mestre ou o Doutor em Administração após o registro torna-se legalmente habilitado para o desempenho de atividades restritas à sua área de formação acadêmica.
  • O registro é definitivo e não está vinculado à validade da Carteira de Identidade Profissional
  • O formando terá a isenção da primeira anuidade e pagará somente a taxa de inscrição e emissão de CIP, se realizar o registro em até 60 dias corridos após a data da colação de grau.
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