Os truques das entrevistas de emprego

Os truques das entrevistas de emprego

Perguntas sobre a relação familiar e envolvimento com trabalhos voluntários são comuns em uma entrevista de emprego. Apesar de simples, as duas questões são estratégicas para o recrutador, pois revelam valores importantes do candidato.

As relações familiares mostram, por exemplo, como o entrevistado lida com a figura da autoridade. “Se em casa a rebeldia com os pais é uma constante, ficamos atentas. A tendência é que essa pessoa tenha dificuldade em receber ordens. A depender do cargo, é melhor repensar a contratação., pontuou a Assistente em Administração e Finanças do CRA-ES, Cosmira Toniato.

Ela participou do curso Gestão de Pessoas de A a Z promovido pela Câmara Temática de RH, um projeto do Instituto de Administração do Espírito Santo (IAES), e que apresentou as técnicas. Na ocasião, a observação acima foi relacionada para as entrevistas do primeiro emprego ou estágio pela professora do módulo, a administradora Karla Alessandra Souza, especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (RH).

Além dessa técnica, outra é perguntar se o candidato participa de trabalhos voluntários. A ideia é perceber o quanto de garra e vontade de trabalhar o entrevistado tem. “Nem sempre a pessoa tem experiência, mas se ela mesmo assim se dedica a trabalhar, isso conta como ponto positivo”, ressaltou Cosmira.

O curso Gestão de Pessoas de A a Z terá, em breve, uma nova turma. Para conhecer mais sobre os módulos que são ensinados e participar envie um e-mail para iaes@craes.org.br

Deixe uma resposta

Fechar Menu