Mercado imobiliário: setor requer qualificação

Mercado imobiliário: setor requer qualificação

O CRA-ES realiza um curso para capacitar administradoras e síndicos

Serão 17 novos empreendimentos imobiliários a serem lançados, ao longo de 2019, na Grande Vitória e interior do Espírito Santo em municípios como Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus. A perspectiva do setor é positiva e impulsiona outro mercado: o da profissionalização das administradoras de condomínio e do síndico, que são imprescindíveis para a gestão das unidades imobiliárias comerciais ou residências.

O Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) detectou a crescente demanda. “É um segmento com boas oportunidades de atuação para os profissionais da administração. Temos percebido a carência do setor para gerir, com ética e rigor técnico, os empreendimentos do mercado imobiliário do Estado”, pontuou o superintendente do conselho, o Administrador Pedro Premôli.

Por esse motivo, ele explica, que o CRA-ES ofertou com exclusividade o curso “Administração de Condomínio” este mês de agosto. A autarquia se propôs a ofertar um conteúdo de qualidade e que, de fato, desse subsídio para os desejosos em atuar na área, bem como, quem já está na gestão dos empreendimentos.

A instrutora do curso é a administradora Rosely Schwartz, uma referência quando no assunto. Ela é professora e autora do livro “Revolucionando o condomínio”, 15ª Edição – Editora Saraiva. Também é conhecida por participar do quadro “Chame o síndico”, da Rede Globo.

Na noite do último dia 14, Rosely ministrou a primeira aula e trouxe apontamentos importantes. Entre eles, a importância do gestor conhecer, na prática, o percentual dos gastos do empreendimento. “Dessa forma, é possível tomar decisões mais acertadas”, disse. Além disso, ela acredita que a gestão qualificada – e não amadora da gestão condominial -, é um pré-requisito para gerenciar os desafios inerentes à função de síndico.

O primeiro dia da aula contou, ainda, com a presença do conselheiro federal, o administrador Hércules da Silva Falcão. Ele deu as boas-vindas a todos os participantes e destacou que “é árduo atuar no campo da administração condominial. Por esse motivo, é necessário buscar a capacitação para que cada vez mais um serviço de qualidade seja prestado. As barreiras serão vencidas com mão-de-obra de qualidade”, finalizou.