Mais de 170 editais atendem às exigências do CRA-ES

Mais de 170 editais atendem às exigências do CRA-ES

Autarquia segue com ações para resguardar o campo de atuação dos profissionais da administração

O ano ainda não acabou e o Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) já contabiliza mais de 170 editais atendendo as exigências do Conselho. Essa ação vem sendo fundamental, entre outras realizadas pela autarquia em 2019, para resguardar o campo de atuação dos profissionais da administração com atuação no Estado.

Diretor de Fiscalização do CRA-ES, o Conselheiro e Adm. Robson Brandão Neves explicou que “os processos licitatórios mais fiscalizados pelo Conselho são aqueles destinados a gestão de pessoas para terceirização de serviços, tais como; limpeza, conservação, vigilância, segurança, pessoal administrativo, etc. Também gestão de cartão benefícios, contratação de sistemas de gestão pública, organização de eventos, entre outros”.

De acordo com ele, fiscais do CRA-ES verificam diariamente os avisos de licitação e os resultados dos certames no Diário Oficial da União, do Estado e no site da PCI concursos. “Além das atividades diárias, a Unidade de Fiscalização também atua atendendo denúncias  encaminhadas por profissionais e empresas registrados”, completou.

E o que acontece quando o Conselho toma conhecimento de alguma irregularidade? O diretor Robson Brandão Neves explicou que CRA-ES notifica a Comissão Permanente de Licitação. Depois solicita a retificação do edital apontando as alterações necessárias. “Caso não tenha retorno fazemos contato diretamente com a Comissão de Licitação para verificar o motivo do não atendimento. Ainda assim, caso não seja atendido, enviamos a informação da irregularidade para o Ministério Público Estadual (MPE)”.

Denúncias
Quem desconfia de supostas irregularidades em editais, ou mesmo, sabe de empresas que estão contratando profissionais da administração sem exigência de registro no CRA-ES pode oferecer uma denúncia em nosso site craes.org.br/fiscalizacao/