Logística: campo de atuação da Administração

Logística: campo de atuação da Administração

Para gerir toda a cadeia é necessário profissional qualificado

Gerir toda a cadeia de suprimentos de uma empresa não é tarefa simples. Por isso, um colaborador qualificado precisa assumir a função. Quem tem a responsabilidade técnica para essa atividade é o profissional da Administração. Este precisar estar devidamente registrado no Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) para que sua atuação, nesse setor, seja feita de forma ética e respeitando a lei.

No dia a dia, caberá a esse funcionário planejar, implementar, controlar os fluxos e o armazenamento dos bens, serviços e informações da organização seja ela pública ou privada. “É um processo que acontece desde o ponto de origem e vai até o consumo final do produto ou serviço prestado”, explicou o Administrador Hércules da Silva Falcão, também especialista em Organização e Métodos, e atual Conselheiro Federal do CRA-ES.

Segundo Falcão, é importante ter em mente também que a administração logística é uma área que atua de forma integradora. “Não se trata de coordenar ou supervisionar a cadeia de suprimento, mas de integrar setores como Marketing, Vendas e Tecnologia da informação a todo o processo”, lembrou.

Campo de atuação crescente no Espírito Santo, a Logística é uma segmento de fundamental importância porque serve diretamente ao consumidor final. “Então é necessário que o gestor tenha sempre em mente que suas ações precisam considerar esse público”, finalizou Hércules Falcão.