CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO / ES

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Espírito Santo, 30 de Maio de 2017.



Notícias

29/05/2017
Estudante da área da Administração pode requerer sua carteira

Você sabia que os estudantes de Administração e Tecnologia podem participar do CRA-ES desde a graduação? O CRA-ES dispõe da CEAT- Carteira Especial de Estudante de Administração e Tecnologia.

Com a CEAT, o estudante começa a criar vínculo com o Conselho, ajuda a fortalecer sua profissão, recebe informações e convites para participar dos eventos e pode usufruir dos benefícios corporativos.

Além disso, terá a oportunidade de realizar mais de 400 cursos on-line gratuitos para aperfeiçoar sua atuação profissional em áreas como Administração, Finanças, Marketing, Recursos Humanos, Liderança e Informática através do convênio com a UCAdm - Universidade do Administrador.

Entretanto, o registro profissional é adquirido somente após a colação de grau, momento em que o profissional se torna Administrador ou Tecnólogo. “Obter o registro profissional de Pessoa Física é a primeira decisão importante que deve ser tomada logo após a formatura. Ao se registrar, o profissional passa a fazer parte de um seleto grupo muito mais valorizado e reconhecido pelo mercado e que busca constantemente a evolução”, destaca a Admª. Melissa Sanz, gerente de Registro do CRA-ES. Clique aqui para saber mais sobre o registro de estudante.

29/05/2017
Café & Gestão: Gerenciamento de Processos de Negócio | BPM - Business Process Management
  • Data: 22/06/17, às 8h30
  • Local: Auditório do CRA-ES
  • Público: Profissionais com Registro no CRA-ES e empresários
  • Inscrições AQUI.

Objetivo

Apresentação do tema Gerenciamento de Processos de Negócios visto como uma ferramenta de gestão para melhoria de processos. Analisar o cenário atual e das mudanças que vem transformando o mundo dos negócios neste século: novos hábitos e comportamentos dos consumidores, novas formas de relacionamento empresa x cliente, nova cultura e novos valores. Apontará também os principais conceitos de BPM e seus benefícios, melhores práticas e caminho para conduzir uma iniciativa de sucesso na sua organização.

Tópicos que serão abordados:

- O que é Gestão de/por Processos (BPM)?

- Gestão de Projetos X Gestão de Processos?

- Como BPM pode ajudar sua organização a:

  • Reduzir custos e prejuízos
  • Encantar e conquistar clientes
  • Alavancar o planejamento estratégico
  • Realizar Inovações Incrementais/Melhoria Contínua
  • Realizar Transformações

- Primeiros passos para BPM

Palestrantes:

Adm. Fernando da S. F. de Mendonça

  • Delegado Regional da ABPMP no Espírito Santo
  • Certificado CBPP® (Certified Business Process Professional) pela ABPMP Internacional
  • Green Belt Six Sigma – Lean Manufacturing
  • Pós-graduação em Engenharia de Software
  • Graduado em Administração de Empresas – CRA-ES: 04222.
  • Analista de Processos de Negócio da PENTAGO

Adriel Roberto Moro

  • Consultor e Instrutor em Melhoria, Design e Transformação de Processos de Negócio da PENTAGO
  • Delegado Regional da ABPMP no Espírito Santo
  • Certificado CBPP® – Blue Seal(Certified Business Process Professional) pela ABPMP Internacional
  • Certificado OCEB – OMG Certified Expert in BPM pela OMG;
  • Certificado SCM - Scrum Master pela Scrum Alliance
  • Bacharel em Ciência da Computação pelo UNI-BH;
  • Pós-graduado em Gestão Estratégica de Processos de Negócio pelo IEC PUCMINAS

Marco Túlio Perdigão Mendes

  • Gestor Regional da ABPMP Brasil no Espírito Santo
  • Certificado CBPP® – Blue Seal (Certified Business Process Professional) pela ABPMP Internacional
  • Bacharel em Ciências da Computação pela PUC-MG
  • MBA em Gestão de Negócios pela Universidade Newton Paiva
  • Mestrado em Negócios Internacionais pela Escuela de Administración de Empresas;
  • Consultor de Negócios de TI especializado em BPM & BI
  • Gerente de Negócios e Projetos da PENTAGO
  • Professor em cursos de pós-graduação em BPM e instrutor de CFAP BPM Roadmap

 

25/05/2017
Sustentabilidade em Vitória será fiscalizada

Monitorar e fiscalizar as ações de sustentabilidades da capital do Espírito Santo será a missão da Rede de Monitoramento Cidadão (RMC), uma organização criada para acompanhar o desempenho do município em áreas que impactam a qualidade de vida do cidadão. A iniciativa foi lançada para a sociedade civil, em abril, e contará com a experiência de gestão do Administrador e conselheiro do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), Flávio Celso Santos Rosa na coordenação das ações de Monitoramento do programa

Para empreender

A Comissão Especial de Desburocratização e Empreendedorismo (CEDE), da Câmara Municipal de Vitória, conta agora com um novo representante. Quem assumiu foi o administrador e conselheiro do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), Manoel Carlos. Seus trabalhos pretendem seguir auxiliando os capixabas na simplificação administrativa na hora de gerenciar o próprio negócio. 

24/05/2017
Finanças pessoais em pauta

A palestra "Como atingir seus objetivos e ter mais qualidade de vida" conscientizou sobre a importância de manter uma relação equilibrada com o dinheiro e orientou sobre opções de investimentos

Lidar com as finanças está entre os três maiores medos atuais do ser humano. Em palestra realizada no CRA-ES, no último dia 23 (quarta), o economista Renan Lima, embaixador da Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar), enfatizou que este problema preocupa cada vez mais porque, no presente cenário econômico brasileiro, ter uma reserva de dinheiro é fundamental para garantir tranquilidade para de atingir objetivos, sejam eles relacionados a viagens, aposentadoria, aquisição de bens materiais ou até mesmo em caso de necessidades emergenciais.

Dinheiro é um grande problema, não simplesmente pela quantidade, mas, sim, pelo que ele representa. Segundo o economista, somente 1/3 dos brasileiros fazem planejamento financeiro, enquanto 87% dos americanos afirmam que estão tomando boas decisões orçamentais.

 “Para conseguir se planejar, o primeiro passo é decidir os objetivos. Escrevê-los no papel é fundamental, porque deixam de ser um sonho para tornarem-se metas”, ensina Lima. Outro ponto importante é ter disciplina e sempre visualizar a vida a longo prazo. “Pessoas que se planejam têm quatro vezes mais patrimônio”, completa ele, enfatizando que, para quem quer começar, uma boa dica é anotar de onde vem o dinheiro, aonde ele vai e para onde ele deveria ir.

Além de poupar, investir também é uma boa opção para atingir os objetivos com mais rapidez e eficiência. Para isso, conhecer o mercado econômico é indispensável. Entre as principais opções, as mais certeiras e seguras são o tesouro Selic, a curto prazo, e o tesouro direto. A longo prazo, manter a carteira diversificada é o ideal porque o mercado é instável. “Rebalanceamento é a vantagem para manter o equilíbrio”, finaliza o economista.

Confira AQUI as fotos do evento.
Confira AQUI a apresentação.

24/05/2017
Uma população afundada e atolada no desemprego

Tão grave quanto as lesões ao meio ambiente que cerca o Rio Doce, a recente tragédia protagonizada pela Samarco ainda repercute de forma muito negativa na economia de famílias e cidades ribeirinhas que, incontestavelmente, tiveram sua renda e qualidade de vida prejudicadas. Isto mostra que é necessária uma atitude de serenidade e equanimidade na hora de analisar a preocupante situação da empresa.

A Samarco instalou-se no Espírito Santo em meados dos anos 1970 e seu advento gerou visíveis efeitos positivos, tanto no incremento da economia estadual quanto na multiplicação de renda produzida pela cadeia de serviços que passaram a ser demandados no sul do Estado, onde está a base capixaba da empresa. Sua importância pode ser medida pelo efeito das atividades realizadas por ela como a principal ou majoritária base de receita da Prefeitura de Anchieta, chegando a representar, na soma das ações tributáveis, perto de 70% das rendas, o que acaba impactando na qualidade de vida da população e do entorno.

Pelo lado do emprego e renda, sua relevância social é incontestável na criação direta de postos de trabalho e na demanda de mão de obra registrada por sua cadeia de fornecedores. É válido lembrar das inúmeras famílias que dependem dos proventos oferecidos pela mineradora para o seu sustento, em que apenas as terceirizadas representam cerca de 800 funcionários prestadores de serviços na região.

Um empreendimento de tal magnitude exibe aspectos positivos que não podem ser subestimados ou negligenciados por um rompante passional. É claro que se a realidade atual difere do cenário ao tempo de sua implantação, seus custos industriais deverão conter todos os gastos necessários para neutralizar ou prevenir eventuais efeitos nocivos de sua atividade. Claro também que à empresa deve-se cobrar a responsabilidade embutida no risco de suas operações, mas é importante lembrar que jamais se registrara qualquer antecedente que pudesse servir de aviso nesse sentido.

Assim, também é atribuído ao setor público diretamente responsável  pela fiscalização de suas atividades a necessária prontidão e diligência no sentido de fiscalizar, controlar e advertir sobre os riscos em que a empresa estivesse incorrendo. Houve um dolo eventual nessa trágica história, ou seja, uma responsabilidade intransferível, mas é certo que jamais houve uma intenção.

 

É imprescindível frisar que a responsabilidade técnica deve ser exercida com consciência e profissionalismo, empregando planejamento e mecanismos mais eficientes de controle e fiscalização, que contribuam para ampliar a segurança decorrente da atividade. Impossível deixar de frisar a importância de uma Gestão séria e comprometida para evitar que eventos como este não aconteçam e que, caso ocorram, sejam minimizados por medidas preventivas.

O acidente deve ser avaliado para que a experiência seja didática, no sentido tanto de prevenir outras empresas como também no de resguardar um agente cuja falta afetará terrivelmente o ecossistema social.

Particularmente, num quadro recessivo em que o País se encontra, com forte declínio dos níveis de emprego, são necessárias alternativas emergenciais para minimizar a tragédia, ocorrida em novembro de 2015. A possível retomada imediata das atividades da empresa é uma alternativa para resguardar que as obrigações e medidas solicitadas pelos órgãos competentes sejam cumpridas, como pagamento de multas, indenização das famílias e recuperação da natureza. Nesse caminho, a Administração revela-se como uma importante ferramenta. É a gestão administrativa que poderá apontar com segurança como reconstruir essa trajetória.

O Governo do Estado do Espírito Santo e a classe empresarial vêm buscando acelerar a volta das atividades da mineradora, suspensas desde o rompimento, com a pretensão de diminuir os impactos econômicos que têm sido gerados. Em tempos difíceis, a pressa é para manter, pelo menos por enquanto, a força atual de trabalho gerada pela empresa, evitando assim, novos e piores danos.

Hércules Falcão, presidente do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES)

19/05/2017
CRA-ES recebe graduados para o Prêmio Formando Destaque Acadêmico

Jovens Administradores, Tecnólogos, Bacharéis em Administração e formandos em Tecnologia que se destacaram ao longo dos cursos pela motivação, disciplina, empenho no estudo e conhecimento foram homenageados com certificado e placa de personalizada pelo Conselho Regional de Administração (CRA-ES) como “Formando Destaque Acadêmico”, na noite de ontem, dia 18 de maio, às 19h, no auditório do Conselho.

A homenagem foi concedida dada aos alunos formados no segundo semestre de 2016 avaliados pelos professores e coordenadores de curso em aulas, notas, pontualidade, responsabilidade, ética, comprometimento, bom relacionamento com os colegas e com a Instituição.

Confira as fotos do evento.

Confira os homenageados:

CET-FAESA

  • Ingrid Bogio Araújo Silva - Graduada em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.
  • Maxsuel Damásio dos Santos - Graduado em Tecnologia em Gestão Comercial.
  • Tecnóloga em Logística Aline Meira de Lima.

FACULDADE doCTUM de Vila Velha:

  • Administrador Anderson Carlos Silva.

FACULDADE ESTÁCIO de SÁ de Vitória:

  • Gabriela Domingues Belmonte - Graduada em Administração.

FACULDADE MULTIVIX Cariacica:

  • Ingrid Araujo do Carmo - Graduada em Administração.

FACULDADE NOVO MILÊNIO:

  • Kecilainy Vitoriano Lamim - Graduada em Tecnologia de Recursos Humanos.
  • Administradora Ana Cristina dos Santos Barros Fernandes.

FACULDADE PIO XII:

  • Diego Henrique Coutinho Ribeiro - Graduado em Administração.  
  • Ana Carolina Corrêa Ribeiro - Graduada em Administração.
  • Erlan Bercavello Ferrugin Erler - Graduado em Tecnologia em Logística.

FAESA:

  • João Vitor Moreto Fernandes - Graduado em Administração.
  • Daniel Arthur Sadler - Graduado em Tecnologia em Marketing.
  • Fausto Sartori Dazilio - Graduado em Tecnologia em Processos Gerenciais.
  • Luana Marcele Siqueira Coser - Graduada em Administração.

FINAC:

  • Mariana Henrique Cola Travezani - Graduada em Administração.

UNESC SERRA:

  • Jonatas Matias Adolfo - Graduado em Administração.

FACULDADE CÂNDIDO MENDES de Vitória

  • Giseli Batista Facundes Fabres - Graduada em Administração.

FACULDADE doCTUM de Vitória:

  • Kayo de Freitas Alves Porto do Nascimento - Graduado em Administração. .

FAVI:

  • Edina  Favoretti  dos  Santos - Graduada em Administração.

UVV

  • Alexandre Picoli Engenieva Marchetti  - Graduado em Administração.

 

19/05/2017
Equipe CRA-ES realiza visita técnica à Viação Águia Branca

No dia 15/05, o Vice-Presidente, Cons. Manoel Carlos Rocha Lima e as funcionárias do CRA-ES Admª. Marcela Haase; Cosmira Toniato e Jéssika Paiva realizaram Visita Técnica à área de Gestão da Qualidade e Análise de Processos da Viação Águia Branca para conhecimento de processos que possam contribuir com o Programa de Produtividade, coordenado pela CAPP – CRA-ES. Além disso, foi feito convite para apresentação do case de sucesso em evento promovido pelo IAES.
Na foto, a equipe juntamente com Fernanda Peroba, Gerente da Qualidade e Análise de Processos e Walace Serafim, Diretor de Administração e Finanças da empresa.

17/05/2017
Resumo do Contrato CRA-ES Nº 009/2017

Contratante: Conselho Regional de Administração do Espírito Santo – CRA-ES

Contratada: TELEFÔNICA BRASIL S.A

Objeto: Contratação de empresa autorizada pela ANATEL para prestação de serviços de telefonia fixa comutada (STFC) para o CRA-ES, de acordo com as especificações constantes no Termo de Referência.

Forma de aquisição: Pregão Eletrônico nº 006/2017

Processo Adm nº 024/2017

Vigência: 12 (doze) meses a partir da assinatura do contrato.

Valor Global.: R$ 12.817,20

Dotação orçamentária: recursos conforme orçamento do exercício na conta 6.2.2.1.1.01.04.04.006 – Serviços de Comunicação, Telefonia/Internet.

Data da assinatura: 16/05/2017

ADM. HÉRCULES DA SILVA FALCÃO

Presidente do CRA-ES

CRA-ES nº 0058

17/05/2017
Resumo do Contrato CRA-ES Nº 010/2017

Contratante: Conselho Regional de Administração do Espírito Santo – CRA-ES

Contratada: MARUIPE COMERCIO DE GÁS LTDA

Objeto: fornecimento de gás de cozinha, GLP, carga de 13 Kg e botijão de gás, vasilhame de 13 kg, residencial, dimensões aprox. 360x460mm, com carga, para atender as necessidades diárias do CRA-ES, sob demanda, pelo período de 12 (doze) meses..

Forma de aquisição: Dispensa de licitação art. 24, inciso II, da Lei nº 8.666/93.

Processo nº 031/2017

Vigência: 12 (doze) meses a partir da assinatura do contrato.

Valor unitário.: R$ 55,00

Dotação orçamentária: recursos conforme orçamento do exercício na conta 6.2.2.1.1.02.01.02.003

Data da assinatura: 15/05/2017

ADM. HÉRCULES DA SILVA FALCÃO

Presidente do CRA-ES

CRA-ES nº 0058

11/05/2017
Fiscalização conquista retificação de Edital da Defensoria Pública

O setor de fiscalização do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo – CRA-ES conquistou retificação do Edital de Pregão Eletrônico nº 019/17 da Defensoria Pública, para  contratação de empresa para a prestação dos serviços de Vigilância e Segurança Armada.

No referido edital, o CRA-ES identificou a falta de exigência do registro no CRA-ES da empresa e do atestado do profissional Responsável Técnico o que foi prontamente atendido pelo órgão.

O Atestado de Capacidade Técnica é um documento, de fé pública, que comprova e atesta o fornecimento de materiais ou serviços prestados por uma empresa.

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