CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO / ES

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Espírito Santo, 30 de Março de 2017.



Notícias

30/03/2017
Determinação para conquistar os objetivos de vida

A palestrante, com muita leveza, abordou com profundidade a necessidade de desenvolver competências profissionais e pessoais para alcançar uma posição de sucesso na sociedade. "Quanto maior nossa capacidade de resiliência, maior também serão as chances de ver realizados os sonhos que temos", destacou a administradora. 

Ela, que decidiu trabalhar como empregada doméstica para obter o diploma no curso superior de Administração, ensinou a importância de usar os acontecimentos que não podem ser mudados a favor do objetivo de vida. Nesse sentido, por exemplo, a palestrante lembrou uma situação em sua jornada que demandou expertise e valorização pessoal. 

"Eu gostava de cálculos e sabia fazer. Atuando como doméstica, percebi a dificuldade do filho de meu patrão na matéria e comecei a ajudá-lo. Em pouco tempo prestava auxílio aos amigos deles", compartilhou. A partir daquele momento, Cleoní passou a ganhar mais dinheiro com o reforço de aula do que como doméstica. "Aprendi a dar valor ao que sei e ao meu conhecimento. Nós precisamos fazer o mesmo", acrescentou. 

Além disso, ela recomendou estabelecer metas claras para obter a posição desejada na sociedade. "Sem foco fica difícil. Inclusive todo o nosso comportamento, a mensagem que emitimos para as pessoas com as nossas ações precisa estar alinhada com o que queremos. É muito comum vermos indivíduos desejarem o sucesso do outro, mas não querer ter o trabalho desse alguém para chegar lá. Isso é um erro", pontuou Cleoní Vera Tomazela. 

Por isso, a administradora deixou evidente que sem a determinação muitas conquistas não acontecerão. "Nós vemos muitos homens e mulheres que são os primeiros do mundo em alguma coisa e queremos isso. E nós? Em que somos os melhores? É fundamental sermos excepcionais naquilo que nos propomos fazer", recomendou a palestrante. 

Em paralelo a tudo isso, Cleoní deixou um recado muito humano para todos os participantes do evento: "valorizem as pessoas que vocês amam e são importantes para você. Cuide-se e dos outros também", finalizou ela. 

A administradora Marly Uiliana, Conselheira que representa o Espírito Santo no Conselho Federal de Administração (CFA), foi uma das responsáveis pela promoção desse encontro. Para ela, a tarde foi de aprendizado. "Foi tudo excelente. Cleoní promoveu a participação e foi muito prática em sua abordagem. Sem dúvida, uma troca de experiência rica. Tenho certeza que todos saíram carregando muito conhecimento", destacou. 

A inspiração desse momento com a Cleoní foi o que marcou a administradora Neidy Christo, membro da comissão do IAES e que atua também como diretora na Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional Espírito Santo (ABRH-ES). "Esse evento foi inspirador e mostrou que é possível conquistar mesmo diante da falta de oportunidade e incentivo, desde que, sejamos dedicados a isso. Cleoní revelou o quanto a determinação é importante", pontuou.

 Outros momentos

Além da palestra com a Cleoní, as mulheres participaram de dois workshops na tarde de quarta-feira (29). Um, voltado para maquiagem e cuidados com a beleza, foi ministrado pela consultora Juliana Malfacini. O outro, contou com a presença da nutricionista Mariana Herzog. Ela ofereceu dicas e orientações para o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis.

28/03/2017
Aviso de Pregão Eletrônico nº 004/2017 – Seguros – Informe importante

“O CRA-ES informa que o item 7.6.2 do Pregão Eletrônico nº 004/2017, inscrito sob o nº 665073 no site do licitações-e, no campo Habilitação Fiscal e Trabalhista, que solicita "Inscrição no cadastro de contribuintes municipal relativo ao domicílio ou sede da licitante, mediante apresentação do alvará de funcionamento da licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual." NÃO será condição habilitatória.

Informa ainda, que no Anexo IV, Minuta do Contrato, que  é parte integrante do Edital de Pregão Eletrônico nº 004/2017, no item 7.2 da Cláusula Sétima – Fonte de Recursos e Condições de Pagamento será retificado, no campo nota/fiscal/fatura leia-se APÓLICE DE SEGUROS.”

Vitória-ES, 28/03/2017.

Cristiany M E Marim

Pregoeira

Mat. CRA-ES 0510

28/03/2017
Aviso de Pregão Eletrônico CRA-ES nº 005/2017 - Material de Expediente

O Conselho Regional de Administração do Espírito Santo – CRA-ES, com sede na Rua Aluysio Simões, nº 172, Bento Ferreira, Vitória/ES, CEP 29050-632, por meio de sua Pregoeira e equipe de apoio, torna público que realizará licitação da modalidade pregão eletrônico, tipo MENOR PREÇO GLOBAL, para contratação de empresa por ATA DE REGISTRO DE PREÇOS para fornecimento de materiais de expediente/escritório diversos, para atendimento dos serviços administrativos, conforme descrição e quantitativos estimados no Edital e seus Anexos para o CRA-ES. Esta licitação terá 2 (dois) lotes. O Edital poderá ser retirado no endereço eletrônico da sessão pública www.licitacoes-e.com.br ou no site www.craes.org.br ou, em dias úteis, na sede do CRA-ES, das 09h às 17h.

Data da licitação: 12/04/2017

Abertura propostas: 13h15min.

Disputa: 13h 30 min.

Vitória-ES, 29/03/2017

Cristiany M. E. Marim

Pregoeira

Mat. CRA-ES 0510

22/03/2017
Aviso de Pregão Eletrônico CRA-ES nº 004/2017 - Seguros

O Conselho Regional de Administração do Espírito Santo – CRA-ES, com sede na Rua Aluysio Simões, nº 172, Bento Ferreira, Vitória/ES, CEP 29050-632, por meio de sua Pregoeira e equipe de apoio, torna público que realizará licitação da modalidade pregão eletrônico, com 2 lotes, do tipo MENOR PREÇO GLOBAL, para contratação de cobertura securitária (modalidade empresarial) para a sede do CRA-ES, localizada na cidade de Vitória (LOTE 1), e contratação de serviços de seguro de vida e acidentes pessoais para funcionários do CRA-ES e seus dependentes diretos (LOTE 2), conforme as condições e especificações constantes no Edital, que  poderá ser retirado no endereço eletrônico da sessão pública www.licitacoes-e.com.br ou no site www.craes.org.br ou, em dias úteis, na sede do CRA-ES, das 09h às 17h.

Data da licitação: 31/03/2017

Abertura propostas: 13h20min.

Disputa: 13h20min.

Vitória-ES, 22/03/2017.

Cristiany M E Marim

Pregoeira

Mat. CRA-ES 0510

21/03/2017
Fiscalização do CRA-ES atenta aos Editais

A unidade de fiscalização do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo – CRA-ES solicitou impugnação administrativa de vários pregões no mês de março.

Após denúncia, foi solicitado ao Sebrae, a retificação do Pregão Eletrônico PE 003/2017 para contratação de empresa de prestação de serviços técnicos especializados em recrutamento e seleção por meio de organização e execução de processos seletivos internos ou externos. No referido edital, o CRA-ES identificou a falta de exigência do registro no Conselho, bem como apresentação de atestado de capacidade técnica o que foi prontamente atendido pelo órgão. O Sebrae suspendeu o edital e aguarda parecer do setor juridico e unidade técnica.

Outro edital que sofreu ação do Conselho foi o da  SESA - Secretaria de Saúde Edital no Pregão Eletrônico PE 122/2017 para contratação de empresa para reconfiguração organizacional, redesenho de processos e estrutura, que também não requeria Habilitação no CRA-ES.

Já o DENIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes foi notificado em função do Pregão Presencial 085/2017 para contratação de empresa para fornecimento de Assessores de Apoio Administrativo.  

Por fim, foi solicitado a retificação do Pregão Eletrônico nº 037/2017 da Sejus - Secretaria de Estado a Justiça para contratação de empresa de  vigilância e segurança patrimonial.

Importante esclarecer que atividades exclusivas da Administração tais como engenharia organizacional, recrutamento e seleção e locação de mão de obram requerem registro no Conselho.

O Atestado de Capacidade Técnica é um documento, de fé pública, que comprova e atesta o fornecimento de materiais ou serviços prestados por uma empresa.

17/03/2017
Resumo do 4º Termo Aditivo ao Contrato CRA-ES nº 004/2013

Contratante: Conselho Regional de Administração do Espírito Santo - CRA-ES.

Contratada: EMPORIO CARD LTDA EPP (Cartão Vale Mais).

Objeto: gestão e fornecimento de vale-refeição e/ou alimentação para os funcionários do CRA-ES, na modalidade de cartões eletrônicos magnéticos em quantidades e frequências variáveis de acordo com a conveniência do Conselho.

Motivo: prorrogação do prazo por mais 12 (doze) meses.

Vigência: 18/03/2017 a 17/03/2018.

Valor mensal: 0,45% de taxa de administração sobre o valor total mensal dos créditos efetuados nos cartões alimentação

Dotação orçamentária: recursos conforme orçamento do exercício na conta 6.2.2.1.1.01.04.01.002 - AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO 6.2.2.1.1.01.04.04.023 - OUTROS SERVIÇOS – PJ

Data da assinatura: 18/03/2017.

ADM.HÉRCULES DA SILVA FALCÃO

Presidente do CRA-ES

CRA-ES nº 0058

17/03/2017
Resumo do 4º Termo Aditivo ao Contrato CRA-ES nº 005/2013

Contratante: Conselho Regional de Administração do Espírito Santo – CRA-ES.

Contratada: Claro S/A. - Embratel

Objeto: prestação de serviços de 01 (um) link de internet com conexão dedicada, IP fixo e velocidade de 5Mbps FULL, por meio de fibra óptica.

Motivo: prorrogação do prazo por mais 12 (doze) meses e redução de valor dos serviços para adequação ao mercado.

Vigência: 18/03/2017 a 17/03/2018.

Valor mensal: R$ 1.600,00.

Dotação orçamentária: recursos conforme orçamento do exercício na conta 6.2.2.1.1.01.04.04.006.

Data da assinatura: 18/03/2017.

ADM.HÉRCULES DA SILVA FALCÃO

Presidente do CRA-ES

CRA-ES nº 0058

17/03/2017
Resumo do 9º Termo Aditivo ao Contrato CRA-ES nº 003/2014

Contratante: Conselho Regional de Administração do Espírito Santo - CRA-ES.

Contratada: SERVINORTE Serviços LTDA EPP.

Objeto: prestação de serviços continuados de limpeza e conservação, manutenção predial, portaria, com dedicação exclusiva de mão de obra, sem fornecimento de material.

Motivo: prorrogação da vigência por mais 12 (doze) meses, a contar da data de assinatura do aditivo.

Vigência: 13/03/2017 a 12/03/2018.

Valor global mensal: R$ 12.274,88.

Dotação orçamentária: recursos conforme orçamento do exercício na conta 6.2.2.1.1.01.04.04.012

Data da assinatura: 13/03/2017.

ADM.HÉRCULES DA SILVA FALCÃO

Presidente do CRA-ES

CRA-ES nº 0058

17/03/2017
Começa a Assembleia de Presidentes do Sistema CFA/CRAs

Começou na manhã desta quinta-feira, 16, a primeira Assembleia de Presidentes do Sistema CFA/CRAs. O evento acontece no Hotel Manhathan Plaza, em Brasília. Participam da reunião os 27 presidentes dos CRAs, o presidente do CFA, Adm. Wagner Siqueira, e a Diretoria Executiva do federal.

Na abertura do evento, o presidente do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA-DF), Adm. Udenir Silva agradeceu a presença de todos. "O DF é a casa do Administrador sempre que precisarem", garantiu o presidente do regional da capital federal. Wagner Siqueira também deu boas-vindas aos participantes e falou um pouco sobre os temas que serão tratados no Debate Qualificado. Além disso, tocou em alguns assuntos de interesse dos profissionais de Administração como a reforma da previdência, gestão pública, PLS 439, entre outros. "Se nós não fizermos uma efetiva ação pela aprovação do projeto de lei, nós só vamos ter um resultado que é a própria derrota. A gente quer aprovar esse projeto", afirmou o presidente do CFA.

Em seguida, os 27 presidentes tiveram a oportunidade de expor assuntos que preocupam os Regionais e discutiram medidas para atender as demandas do Sistema CFA/CRAs.

17/03/2017
A Contabilidade auxilia Administrador na tomada de decisão

O palestrante convidado foi o Mestre em Contabilidade, Hercules Vander de Lima Freire

Promover a capacitação e o debate para os administradores atuarem de forma segura. Esse é o intuito do Café &Gestão, evento do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES). A última edição, que aconteceu no dia 16 de março, no CRA-ES, contou com a parceria da UVV – Universidade Vila Velha e a presença do Professor, Contador e Advogado Hercules Vander de Lima Freire.

O tema deste encontro "A Administração e a Contabilidade: Uma relação que gera vantagem competitiva" procurou relacionar as duas áreas, informar suas inúmeras diferenças e papeis dentro da organização. Segundo o professor, a Contabilidade é a área de suporte para a tomada de decisões estratégicas por parte do gestor. "Promover a entrega de relatórios que auxiliam na tomada de decisões e minimizar riscos são atribuições da Contabilidade", afirma.

Freire informou que os relatórios devem ser fidedignos, completos, livres de erro e refletir a situação real da empresa para não levar a decisões estratégicas erradas. Além disso, os relatórios devem ser claros para que diferentes agentes cheguem ao mesmo resultado, de forma a contribuir para tomada de decisões que melhor se adéquem à organização. Por outro lado, ressaltou que o Administrador não pode suprimir entrega de informações referentes à empresa como extratos bancários e notas fiscais, sob pena de receber um relatório irreal.

O palestrante esclareceu a respeito da tênue responsabilidade e atuação entre as profissões "o Contador mostra o limite, o risco da organização, enquanto que o Administrador toma as decisões mais acertadas, baseadas no relatório e na sua compreensão sobre economia, matemática financeira,  direito e outros", finalizou.

Confira AQUI o material da palestra.
Confira AQUI as fotos do evento.

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