CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO / ES

FBTW

Espírito Santo, 30 de Março de 2017.



Institucional

Conselho Regional de Administração

O Conselho Regional de Administração é o órgão disciplinador e fiscalizador do exercício profissional do Administrador. Foi criado quando da promulgação da Lei nº. 4.769 de 09/09/1965, que previa a constituição de órgãos que garantissem o cumprimento da mesma. É uma entidade de vida própria, que se mantém sem nenhuma verba governamental, sendo sua única fonte de recursos, as anuidades e taxas de serviços pagas pelos administradores e empresas registrados. Porém, presta contas ao TCU -Tribunal de Contas da União e ao CFA - Conselho Federal de Administração. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sede do CRA/ES em Vitória/ES

O órgão maior dos conselhos é o CFA, que atua como controlador e fiscalizador das atividades financeiras e administrativas do Sistema CFA/CRAs. Sua sede está localizada em Brasília.

 

Missão

Habilitar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional de Administração primando pela aplicação da conduta ética e técnica.

 

Finalidades do CRA

Dar execução às diretrizes formuladas pelo CFA;Fiscalizar na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão do Administrador;

Organizar e manter o registro dos Administradores;

Julgar as infrações e impor penalidades  na conformidade da Lei nº 4.769/65;

Expedir as carteiras profissionais dos Administradores;

Resguardar o mercado de trabalho, evitando que profissionais alheios à  categoria, assumam tarefas privativasdo   Administrador, conforme estabelecea Lei nº 4.769/65;

Unificar e fortalecer a categoria profissional dos  Administradores. 

 

Estrutura Organizacional do CRA/ES

O Plenário do CRA/ES é composto por 9 (nove) Conselheiros Efetivos e 9 (nove) Conselheiros Suplentes. De acordo com a Lei 8.873, de 26 de abril de 1994, os Conselhos com até 12.000 (doze mil) Administradores inscritos terão 9 (nove) Conselheiros Efetivos e 9 (nove) Conselheiros Suplentes e com mais de 12.000 (doze mil) Administradores inscritos terão 13 (treze) Conselheiros Efetivos e 13 (treze) Conselheiros Suplentes.

A duração do mandato dos Conselheiros é de 4 (quatro) anos. A renovação do Plenário é de um terço e dois terços alternadamente, a cada biênio.

A Diretoria é eleita pelos Conselheiros efetivos dentre os eleitos por períodos de 2 (dois) anos.


Logo CRA
Sede do CRA/ES
Rua Aluysio Simões, nº 172 – Bento Ferreira, Vitória/ES – CEP: 29.050-632
Telefax: 27 2121.0500

VOLTAR PARA O TOPO

Desenvolvido por BrascomTi