CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO / ES

FBTW

Espírito Santo, 30 de Maio de 2017.



Artigos Técnicos

Artigos para Download

Neste espaço estarão disponíveis artigos técnicos e publicações relacionadas à área de administração.

Clique aqui e faça o download da formatação obrigatória para o envio de artigos.

Autor : Bruno Perim
Cadastrado em 09/12/2016
Este artigo objetivou evidenciar os conceitos para a sustentabilidade associados aos princípios de responsabilidade social, econômica e ambiental. Demonstra que precisa haver uma educação para utilização dos recursos da natureza por meio da intensificação da educação ambiental. Aborda as ameaças podem acabar com as civilizações e a existência do homem se não utilizarem corretamente as formas de obtenção de energia para manutenção e desenvolvimento da tecnologia.
Autor : Adm. José Antonio Gullo, CRA-SP nº 000419
Cadastrado em 12/08/2016
A era do conhecimento traz consigo a necessidade contínua de investimento nos recursos humanos, sendo este recurso com suas habilidades, competências e comportamentos o item mais importante nas organizações. Os ativos intangíveis desempenham papel primordial na criação de valor para as empresas e incrementar o conhecimento através de novas tecnologias, inovações e principalmente qualificações podem ser o diferencial para as organizações gerarem riquezas, ou seja, neste contexto o conhecimento passa a ser mais importante até mesmo que a matéria prima.
Autor : Ludmila Passos Minto - Estudante do 7º período do curso de Administração na Faculdade de Ensino Superior de Linhares. Técnica em Administração - formada pelo Instituto Federal do Espirito Santo.
Cadastrado em 02/05/2016
A busca pela redução dos custos e o crescente desenvolvimento industrial fez surgir um dos grandes problemas ambientais da atualidade: os resíduos. Com o agravamento dos problemas ocasionados pelos resíduos, a busca de soluções torna-se cada vez mais evidente. A admissão de arranjos que reduzem os custos de mensuração da indústria e os impactos ambientais por eles deixados observando concentração de enforcement para cada processo. Esta pesquisa busca examinar arranjos produtivos que dão destino a resíduos industriais. Existe uma relação entre a responsabilidade social das empresas preponentes e as que utilizam esses resíduos em suas linhas de produção, formando uma rede de negociação com interesses de ambas das partes adquirindo valores aos subprodutos e diminuindo os impactos sociais e ambientais das empresas e possibilitando um desenvolvimento econômico nas regiões onde novas empresas passam a ser instaladas.
Autor : Adm.Wellington José Feroni - CRA-ES nº 7677 e Simone Luiza Fiório - Mestrandos em Ciências Contábeis.
Cadastrado em 31/03/2016
As atuais feiras livres no Brasil nos encaminham a um espaço para atendimento das necessidades de feirantes e fregueses a partir dos produtos comercializados. Assim entendemos que a feira livre do Vila Nova desenvolve práticas tradicionais locais, como é o caso da tapioca na folha de bananeira, além de frutas, legumes, verduras, desta forma buscamos desenvolver uma reflexão sobre esta feira livre, no tocante ao perfil de seus frequentadores (feirantes e fregueses), articulando-os com a história do passado e presente desta sociedade como um processo de construção de conhecimento, que servirão de aporte e resgate de valores existentes diante da ressignificação do “sagrado”. Destacamos sua importância como espaço contemporâneo, não apenas enquanto lócus de atividades mercantis, mas, sobretudo, como espaço diversificado, de bens simbólicos e com práticas culturais plurais. Para tanto, conversaremos com moradores do bairro onde ela ocorre, com feirantes, fregueses e seus pioneiros. Esta feira livre representa uma experiência singular de sociabilidade e de uso do espaço, se desenhando como uma busca por aceitação social daqueles frequentadores, que para este trabalho está sociedade local, trata-se do “sagrado” da feira. Apresentaremos ao final desta pesquisa com o perfil de feirantes e fregueses oportunizar o desenvolvimento econômico regional, através de caminhos que de continuarão a construir para a feira livre do Vila Nova seu “sagrado”, devido à sua existência, insistência e relevância econômica.
Autor : Adm. Claudio Roberto Gonçalves de Amorim- CRA-ES nº 7768 - Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
Cadastrado em 06/10/2015
A gestão adequada dos projetos traz benefícios para a organização podendo ser empregada em resoluções de problemas no qual define precisamente as tomadas de decisões. Possibilita à organização desenvolver uma visão do futuro estabelecendo estratégias e como resultado motivando e inspirando os esforços da equipe. O objetivo do artigo é ressaltar a importância de planejar e gerenciar corretamente um projeto a fim de garantir o resultado esperado.
Autor : Admª. Thalita Zottele Nunes Thomaz - CRA-ES nº 9396 - Pós-graduada em Gestão Empresarial
Cadastrado em 09/04/2015
Este artigo aborda a enorme desigualdade social do país e ressalta ainda mais o tema de responsabilidade social, fazendo com que esta surja como uma nova forma de pensar o social, transformando as empresas em divulgadores de uma nova cultura e unindo a sociedade e as organizações em torno de uma única questão – o bem-estar social. O objetivo do artigo é descrever a utilização de práticas sociais nas empresas através de uma visão estratégica que beneficia a comunidade, os funcionários e a própria empresa. As principais indagações do artigo são as ações de responsabilidade social vistas sob a ótica da administração estratégica, para benefício da empresa e também da sociedade. Com isso nota-se que as práticas sociais têm sido desenvolvidas cada vez mais pela precariedade existente no Brasil, mas também são feitas estrategicamente para promoção da empresa.
Autor : Admª. Thalita Zottele Nunes Thomaz - CRA-ES nº 9396 - Pós-graduada em Gestão Empresarial
Cadastrado em 01/10/2013
Com o apagão da mão-de-obra qualificada, as empresas precisam investir maiores esforços na formação e capacitação de profissionais para suprir a necessidade de crescimento. Quando o assunto é contratar um gestor, a dificuldade aumenta ainda mais. Em muitos casos, a empresa prefere promover recursos humanos próprios, por não encontrar profissionais qualificados no mercado, ou com perfil adequado para assumir o cargo pleiteado. Neste caso é primordial ter colaboradores dentro da empresa com objetivos de crescimento e principalmente está aberto a buscar e aprimorar novas competências, habilidades e atitudes necessárias para a nova função. Este artigo faz uma abordagem sobre as competências, habilidades e atitudes necessárias aos novos gestores as organizações, em suas diversas áreas de atuação. Apontando as competências necessárias a serem desenvolvidas pelos colaboradores que pretendem seguir a carreira de gestão ou a dos gestores experientes que desejam aprimorar suas qualidades como gestor.
Autor : Adm. Jackson José Ceccon - CRA-ES nº. 13.344
Cadastrado em 09/05/2012
Este artigo aborda a qualidade do atendimento prestado pelos postos de combustíveis da Grande Vitória, onde foram abordados a qualidade dos serviços prestados, atendimento e satisfação dos clientes. Está dividido em 4 capítulos: o primeiro diz respeito à introdução, onde são colocados os objetivos principais a serem atingidos e descreve a metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa. O segundo faz uma revisão da bibliografia relativa ao tema, abordando a qualidade nos serviços e no atendimento, capacitação como pressuposto da melhoria da qualidade nos serviços e no atendimento, no intuito de buscar embasamento para análise dos resultados da pesquisa de campo. O terceiro apresenta os resultados e a análise da pesquisa, correspondente à relação teoria x pesquisa. No quarto, considerações finais. A partir do desenvolvimento da pesquisa verifica-se que a capacitação é importante para a melhoria da qualidade do atendimento dos postos de combustíveis da Grande Vitória, pois contribui com o desenvolvimento dos funcionários para o desempenho de suas atividades, impactando positivamente no relacionamento com o cliente. Portanto, a questão qualidade no atendimento e nos serviços prestados, se tornou de suma importância para as empresas buscar a qualidade total no atendimento e de prosperar obtendo sucesso e os lucros.
Autor : Adm. Jackson Josdé Ceccon - CRA-ES nº 13.344
Cadastrado em 09/05/2012
O Projeto Hucanialista ou Hucanialismo é um sistema que visa contribuir para diversificação do mercado sustentável, atuando nas suas mudanças e utilizando a Internet de forma on-line em tempo real, tendo como instrumento institucionalizado e de apoio governamental, a entrada de recursos financeiros de investimento localizado por meio de depósitos regulares das Pessoas Físicas que demandam a saída desses recursos através de empréstimos periódicos às Pessoas Jurídicas ofertadas e escolhidas, retornando o ciclo com dividendos proporcionais, tanto econômicos como sociais para as partes
Autor : Adm. Fabrizio Maia Morais e Perdigão - CRA-ES nº 5175
Cadastrado em 25/01/2012

Página: 2 3 4


Logo CRA
Sede do CRA/ES
Rua Aluysio Simões, nº 172 – Bento Ferreira, Vitória/ES – CEP: 29.050-632
Telefax: 27 2121.0500

VOLTAR PARA O TOPO

Desenvolvido por BrascomTi