Empreender é inovar, disse palestrante em evento no CRA-ES

Empreender é inovar, disse palestrante em evento no CRA-ES

Com uma história pessoal de superação, o administrador Lucas Fonseca compartilhou orientações importantes para quem deseja empreender. Ele, que ministrou a palestra “Jornada Empreendedora”, no auditório do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), destacou a importância do foco e da clareza para alcançar os objetivos.

De acordo com ele, “empreender é inovar. É necessário que o empreendedor tenha consciência do desafio e entenda a forma de superá-lo. Isso, claro, não significa fechar os olhos para tudo. Mas, sim, saber enfrentar as dificuldades”, pontuou. O palestrante seguiu partilhando e reforçou a importância da rede de relacionamento, afinal, as pessoas são grande fonte de influência.

Por essa característica relacional, o bom empresário é aquele que também está atento às próprias necessidades emocionais. “Como empreendedores somos criativos, mas a criação é resultado do descanso. Não produzimos na exaustão. Dar atenção a si relaciona-se diretamente com a qualidade de atenção que um negócio nos demanda”, ensinou o administrador Lucas Fonseca. 

Para ele, é necessário ao empreendedor também saber se comunicar da forma como o seu cliente melhor compreende. No geral, a tendência é que o dono do pequeno negócio trate o cliente na sua linguagem própria. “Não podemos colocar o atendimento no molde único. As pessoas são diferentes e entendem de maneiras diferentes”, finalizou.