Você está visualizando atualmente Curso para formação de consultores em MPE é concluído

Curso para formação de consultores em MPE é concluído

 Administradores do Espírito Santo participaram da última aula do Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas (MPEs). O encontro, que aconteceu no Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), abordou a legislação e planejamento tributário do Brasil e contou com aula do advogado tributarista Raphael Longo Oliveira Leite. Ele, além de atuar em um escritório de advocacia em São Paulo, é professor pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

O advogado começou lembrando que é importante para os profissionais da Administração conhecer quais são os conceitos básicos de tributação brasileira. Isso possibilitará potencializar o trabalho prestado na consultoria empresarial.

Entre os conceitos que apresentou está o de que “tributação não é uma punição. Contudo, pode haver a cobrança, junto com o tributo, da multa de mora, por exemplo. Esta, sim, é uma punição pelo atraso e existe para desestimular o pagamento da obrigação fora do prazo”, explicou o advogado tributarista Raphael Longo Oliveira Leite.

O professor seguiu recomendando aos alunos para ter cuidado com a ideia do empresário de parcelar, de forma habitual, os tributos em atraso. “Isso, uma hora ou outra, vai onerar a empresa por conta do acúmulo de pagamentos. A tendência é o gestor viver no gargalo. É sempre importante conversar sobre isso com o empresário”, orientou. 

Sobre o curso

A especialização em consultoria em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) teve início em agosto de 2019. A capacitação conferiu aos participantes um título acadêmico que lhes permite atuar como consultores em micro e pequenas empresas, disseminando conhecimentos e boas práticas de gestão. Foram 120 horas de estudo tanto teórico quanto prático. 

O Programa de Capacitação foi promovido pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e o CRA-ES fez parte da quarta fase de implantação, que acontece em todo o Brasil, desde 2015. As aulas foram ministradas pela equipe da Fundação Instituto de Administração (FIA), da Universidade de São Paulo.