CRA-ES: workshop sobre Índice de Governança Municipal (IGM)

CRA-ES: workshop sobre Índice de Governança Municipal (IGM)

Criado pelo CFA, o IGM é instrumento para gestão pública

Os profissionais de Administração registrados no Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) participaram de um workshop, sobre o Índice de Governança Municipal (IGM). A métrica, que apresenta o grau de assertividade das políticas públicas das prefeituras do país, foi desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração (CFA), e pretender ser um instrumento para a boa gestão pública.

O diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, o Administrador Fábio Mendes esteve presente no evento. Ele destacou a relevância dos profissionais da administração em serem protagonistas das mudanças que desejam viver na esfera pública. “Nós somos os Administradores e temos a competência para fazer a gestão”, disse.

Segundo ele, o IGM permite diagnosticar e auxiliar tecnicamente os gestores dos municípios. “A partir daí as soluções serão criadas pelo profissional da administração, afinal, é dele o conhecimento técnico obtido a partir da formação e experiência em campo”, acrescentou.

Após a fala do diretor do CFA, o colaborador da autarquia federal, Marcelo Gomes, instruiu os presentes quanto ao funcionamento do IGM e a obtenção dos dados. De modo geral, ele explicou que o índice apresenta um “retrato do município” e o faz a partir de três indicadores: finanças, gestão e desempenho. 

A nova versão do Índice de Governança Municipal conseguiu abrangência de 5.570 municípios brasileiros. “Destacamos, inclusive, que o nosso objetivo é pontuar as melhores práticas da gestão pública e não apenas apresentar um ranking. Esse não é o foco”, disse Marcelo Gomes.

Os profissionais registrados no CRA-ES foram informados, ainda, sobre os conteúdos exclusivos para os adimplentes. “É possível, por exemplo, consultar a série histórica dos dados dos municípios e obter mapas e planilhas completas para propor soluções mais eficazes no espaço exclusivo do portal IGM”, acrescentou Gomes.


Câmara de Inovação na Gestão Pública CRA-ES
Iniciativas como essas são possíveis graças a Câmara Temática de Inovação na Gestão Pública, criada pelo Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES),  com o objetivo de disseminar os conhecimentos e boas práticas na área. O Administrador Manoel Carlos Rocha Lima, Conselheiro Federal do CRA-ES, é o coordenador dessa Câmara.

SAIBA MAIS: http://craes.org.br/camaras-tematicas/gestao-publica/

Fechar Menu