Você está visualizando atualmente CRA-ES: A importância da fiscalização para o concurso público 

CRA-ES: A importância da fiscalização para o concurso público 

Objetivo é resguardar o campo de atuação dos profissionais 

Você sabia que o Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) atua para resguardar o campo de atuação da profissão? As ações com esse objetivo alcançam tanto a esfera privada quanto pública, setor esse que, inclusive, é alvo de constantes medidas. A mais conhecida de todas elas é a solicitação de retificação de edital, um pedido para adequar as exigências das vagas públicas de modo a criar oportunidades aos profissionais e empresas da Administração registrados e em condições regulares na autarquia. O presidente do CRA-ES, o Adm. Maurílio José Inês explicou um pouco mais sobre esse trabalho da Unidade de Fiscalização. Confira: 

CRA-ES | Qual a importância em ter o CRA-ES conferindo os editais de concurso?
Adm. Maurílio José Inês | O CRA-ES realiza rotineiramente esse tipo de  fiscalização com o objetivo de garantir que os cargos da área da Administração sejam ocupados por profissionais legalmente habilitados. Por isso, para não perder oportunidades, é importante que o candidato esteja habilitado para o exercício da sua profissão. 

 CRA-ES | Quais as falhas mais encontradas nos editais e que podem prejudicar o profissional da Administração?
Adm. Maurílio José Inês | As principais falhas identificadas pela fiscalização é a falta de exigência de habilitação profissional; também a privação do profissional de Administração à concorrência de vagas em que estes profissionais estão plenamente habilitados.

 CRA-ES | O CRA-ES oferece algum tipo de auxílio para a gestão pública que desejar elaborar um edital correto, quando a vaga é destinada ao profissional da Administração?
Adm. Maurílio José Inês | O CRA-ES está  à disposição da Administração Pública para colaborar na realização do edital de concurso público. Esse auxílio pode ocorrer por convite do próprio órgão público. Aqueles que assim desejarem podem nos acionar pelo e-mail fiscalizacao@craes.org.br

 CRA-ES | Quem desconfiar de alguma irregularidade no edital pode oferecer denúncia ao CRA-ES? Como isso pode ser feito?
Adm. Maurílio José Inês | É muito importante denunciar as irregularidades. Assim o CRA-ES poderá atuar de forma mais específica. As denúncias podem ser enviadas para o e-mail  fiscalizacao@craes.org.br.