Você está visualizando atualmente Com ou sem crise, uma má gestão pode quebrar empresa

Com ou sem crise, uma má gestão pode quebrar empresa

Uma Gestão estratégica traz solidez aos negócios

A pandemia assim como outras crises afetam gravemente a saúde de uma empresa. “Contudo, uma má gestão é o fator que mais contribui para que, de fato, um negócio feche as portas”. É o que afirma a Administradora especialista no fomento às políticas públicas voltadas para as micro e pequenas empresas, Fabrine Schwanz. 

De acordo com ela, a gestão empresarial consiste em um conjunto de ações e estratégias com objetivo de subsidiar os empresários no processo decisório e na potencialização dos resultados. “Com uma gestão profissional é possível antever os riscos do negócio, traçando estratégias para a superação dos desafios, aumentando a resiliência dos negócios diante de períodos turbulentos”, explicou.

Segundo a pesquisa “Causa Mortis” promovida pelo Sebrae, que avalia as principais causas de sucesso e fracasso das empresas em seus primeiros cinco anos de vida, a falta de planejamento prévio, de gestão empresarial e de comportamento empreendedor são os principais fatores que contribuem para o fechamento das empresas. Foi identificado que para 72% das empresas que permanecem em atividade, o gestor possuía experiência prévia ou conhecimentos no ramo de atividade.

E o que fazer para aprimorar a gestão e reduzir o risco dos pequenos negócios fecharem as portas? É importante buscar ajuda especializada: consultores ou empresas habilitadas pelo conselho, que apoiem a empresa atuando desde a elaboração de um plano de negócios que contribua efetivamente para seu sucesso, até o apoio no fornecimento de ferramentas de gestão, que auxiliem o empreendedor na tomada de decisões e na condução da empresa.

“A princípio o empreendedor pode achar que dá conta sozinho, que é um gasto desnecessário. Mas diante da complexidade da situação ou falta de preparo do empreendedor, contar com ajuda especializada pode ser definitivo para o sucesso ou insucesso de seu negócio, ficando claro o quanto é um investimento”, apontou a Fabrine Schwanz, também conselheira no Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES).