Câmara Temática de Inovação na Gestão Pública

Em consonância com as ações desenvolvidas pela Câmara de Gestão Pública do CFA, em 2019, o CRA-ES criou a Câmara Temática de Inovação na Gestão Pública com o intuito de difundir os conhecimentos e boas práticas de Gestão, assim como a difusão da ciência da administração na área pública. A Câmara possui um importante papel, principalmente na capacitação de profissionais da administração que atuam nesta área.  

A Câmara possui como atividade norteadora a disseminação do IGM/CFA. Em novembro de 2019, em parceria com o CFA, realizou o Workshop de Gestão Pública, na sede do CRA-ES. A capacitação foi destinada aos profissionais registrados, que conheceram o Índice de Gestão Municipal para posterior aplicação nos municípios e empresas interessadas.  

Ainda em novembro, o IGM foi apresentado pelo Adm. Fábio Macêdo e equipe da CGP no 8º Congresso Gestão das Cidades, realizado pela Amunes. Em um primeiro momento, o IGM foi apresentado em palestra destinada aos Prefeitos, Secretários de Administração dos municípios capixabas e demais autoridades públicas presentes. No segundo dia de evento, a capacitação foi destinada aos Secretários de Administração e Servidores Públicos indicados pelos Prefeitos para atuação como Consultores Internos.

Para atingir este objetivo foram estabelecidas importantes parcerias com entidades como o Sebrae-ES, Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Administração do Espírito Santo (Fesmad) e Tribunal de Contas, que prontamente entenderam a importância do trabalho e indicaram profissionais para participarem deste importante grupo de trabalho.

IGM/CFA

O IGM consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. O índice reúne dados extraídos de bases públicas como a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS).

Além das ocasiões acima, o IGM/CFA foi apresentado em diversas reuniões do Fesmad a todos os secretários de Administração dos municípios capixabas, tanto em eventos presenciais como por meio de ferramentas digitais. Esse trabalho orientativo permanece ao longo de 2021.

No final de 2020, a Câmara de Inovação na Gestão Pública realizou evento pós-eleições com o Adm. Daniel Annemberg sobre inovação na gestão pública. Além dos eventos, periodicamente, o CRA-ES faz publicações sobre o IGM/CFA em suas redes sociais e site. Recentemente, divulgou o lançamento do IGM-CFA 2020 e compartilhou a cartilha IGM-CFA nas eleições municipais (Guia para Imprensa).

Em 2021, a Câmara se organizou para atuar com base em 4 eixos estratégicos: Estímulo à inovação na gestão pública, Apoio ao desenvolvimento da gestão pública municipal, Capacitação para inovação na gestão pública e Produção de conteúdo sobre inovação na gestão pública.

Coordenadora da Câmara

Ivonete

Admª.Maria Ivonete Bezerra de Sá, CRA-ES 4036
Administradora, Diretora Adjunta de Administração e Finanças do CRA-ES, Especialista em Auditoria Pública e Controle da Administração Pública; Servidora Pública Estadual da SECONT/ES, no cargo efetivo de Auditora do Estado. Presidente do Conselho Fiscal do IPAJM.

Contato: ct.gpublica.craes@gmail.com

Últimas Notícias – Gestão Pública  

IGM-CFA 2022 apresenta duas novas ferramentas de consulta

O Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (IGM-CFA) segue passando por melhorias e atualizações para ajudar ...

O CRA-ES promove reunião com a Secretaria de Controle e Transparência (Secont)

O Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) promoveu na última terça-feira (24), uma reunião para tratar de ...

Corrupção e má gestão pública são graves problemas para o futuro do país

O ano de 2022 começou com um antigo fantasma assombrando os brasileiros: a corrupção, e isto porque o país ...

‘Diagnóstico Brasil’ está disponível no site do CFA

Publicação traz dados do IGM-CFA, coletados ao longo de 2021, e mostra resultados da gestão pública em cada estado ...

Formação diferenciada é chave para atuar nas áreas da gestão pública

Oportunidades e progresso na carreira dependem de melhor preparo, e investir em estudo, projetos e experiências interdisciplinares são tendências ...

CRA-ES estará presente no FESMAD – ES

Os Administradores Manoel Carlos Rocha Lima e Luciano Forrechi irão representar o Conselho Regional de Administração do ES (CRA-ES) ...

Eventos e Capacitações – Gestão Pública

Não há eventos programados no momento.

Se interessou em fazer parte ou saber mais sobre as câmaras temáticas? Entre em contato conosco.

Estamos ansiosos para conhecer suas preferências. Por favor, preencha o formulário e nos ajude a direcionar melhor sua participação. É um processo rápido, e você pode escolher mais de uma opção.