Câmara temática de Empreendedorismo e inspiração

Em junho de 2019, foram iniciados os trabalhos da Câmara Temática de Empreendedorismo e Inspiração do CRA-ES, a partir da atividade voluntária de profissionais da Administração, empresários e sociedade interessada em contribuir com o esforço para a construção de uma mentalidade empreendedora seja no próprio negócio, ou como colaborador de uma empresa.

cip-vetor-cra-es-05


Durante o desenvolvimento do trabalho das equipes específicas da Câmara a economia mundial se viu impactada pela pandemia do novo coronavírus. De forma a apoiar as empresas locais, rapidamente a Câmara de Empreendedorismo e Inspiração abraça a “Campanha Administrador & Empreendedor: Unidos no Fortalecimento dos Negócios” lançada pelo Conselho Federal de Administração para oferecer e disponibilizar consultorias empresariais, gratuitas, para micro e pequenas empresas, ofertadas voluntariamente por profissionais de Administração.

Desde o seu início, em maio de 2020, o projeto foi customizado e passou a ter uma metodologia própria, com ferramentas de utilização pré-definidas como canvas, curva de valor, avaliação financeira, estrutura de custos e 5W2H, além da realização de consultoria coletiva através de reuniões on-line, realizadas semanalmente.

cip-vetor-cra-es-02

Para o aumento da rede colaborativa de consultores, foram realizadas ações de divulgação nas diversas mídias do CRA-ES e oferecidas capacitações online para apresentação do Programa, formato de consultoria e metodologia utilizada. Em julho de 2020, a Câmara de Empreendedorismo realizou a primeira capacitação online gratuita dos administradores em Consultoria Online, sob a coordenação do Adm. Glaucio Siqueira. A capacitação teve como objetivo proporcionar a aprendizagem das técnicas e ferramentas utilizadas durante a consultoria online, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento das competências e habilidades do profissional durante a atividade de consultoria. Foram capacitados mais de 70 profissionais nesta edição do curso, prontos para atuarem no Programa Administrador & Empreendedor. Em razão da repercussão e feedbacks recebidos, o CRA-ES  lançou mais duas turmas, em agosto e outubro, capacitando ainda mais profissionais a utilizarem as ferramentas de consultoria online.

Em abril de 2021, a Câmara de Empreendedorismo e Inspiração reiniciou o atendimento online e gratuito às empresas que necessitam recuperar seus negócios através da 2ª etapa da Campanha, chamada de “Clínica de Negócios”. Para isso, foi realizada nova turma da capacitação gratuita e abril e a próxima foi realizada no final de junho. É importante ressaltar que um dos participantes da Câmara desenvolveu software customizado para o modelo de consultoria adotado e que pode ser utilizado, inclusive, por todo o Sistema CFA/CRAs, pelo custo simbólico de R$ 10,00 por CNPJ cadastrado. A Câmara está à disposição para apresentar o software e projeto.

Já para a captação de empresas, além da divulgação nos diversos canais de comunicação do CRA-ES, foram realizadas parcerias com entidades capixabas, como Femicro, Fecomércio, Aderes, Sinepe, Federação das CDL’s, Sindhotéis e Sindbares. Até o final da campanha, em dezembro de 2020, mais de 60 micro e pequenas empresas se cadastraram e puderam se beneficiar desta ação coordenada pela Câmara Temática de Empreendedorismo e Inspiração do CRA-ES. A ação possibilitou a geração de um modelo único e altamente consolidado de consultoria online, alicerçado no conceito de esforço colaborativo. Os profissionais da Administração voluntários tiveram a oportunidade de ampliar seu networking e ainda aprender uma nova modalidade de consultoria. Além de profissionais da Administração, profissionais com outras formações participam da Câmara e contribuem com a visão multidisciplinar do negócio.  

Coordenador da Câmara

Glaucio

Adm.Glaucio Gonçalves Siqueira, CRA-ES 6915
Administrador, especialista em Marketing e Gestão de Empresas, empresário. Atua como coordenador do projeto Clínica de Negócios, e está à frente de negócios inovadores, como CEO das empresas Gestão Super Simples, ProfessorGlaucio & Associados e PG Marketplace. 

contato: ct.empreendedorismo.craes@gmail.com

Saiba Mais

Ações da Câmara

EM ANDAMENTO. O CRA-ES conta com um time de consultores voluntários, com estratégias para alavancar negócios que precisam de auxílio.

2021. Campanha encerrada. O curso gratuito onde o profissional da Administração tem a oportunidade de ampliar seu networking e aprender uma nova modalidade de consultoria.

2019. Incentivo Encerrado.
Incentivo para empresas que estão iniciando.

Últimas Notícias, Artigos e Publicações – Empreendedorismo

Regularização de Empresa: descubra a importância para o negócio

Ter uma empresa demanda muitos cuidados, que se não tomados, acarretam problemas que podem levar ao insucesso do negócio. Entre ...

Consultoria Gratuita: Ações para tirar as empresas do Vermelho desenvolvida pela Clínica de Negócios CRA-ES

O Conselho Regional de Administração do Estado do Espírito Santo (CRA-ES), em mais uma iniciativa de ajudar empresas de diferentes ...

CRA-ES participa da Feira do Empreendedor SEBRAE

De 12 a 17 de julho, no Parque de Exposições de Carapina, na Serra/ES,  acontece a Feira do Empreendedor, promovida ...

ARTIGO ADM | Convivendo em meio à Transformação Digital

Adm. Robson Brandão Neves, CRA-ES 13104, Diretor de Registro e Fiscalização do CRA-ESAtualmente, não podemos tratar de temas como empreendedorismo ...

Acordo de Cooperação Técnica entre CRA-ES e FAESA

No último dia 2 de fevereiro o presidente do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), o Adm. Maurílio ...

CFA: Diferentes tipos de empreendedorismo

Feminino, Social ou ‘convencional’, o segmento é amplo e seus objetivos vão além do lucro. Pode ser sinônimo de inclusão ...

Se interessou em fazer parte ou saber mais sobre as câmaras temáticas? Entre em contato conosco.​

Estamos ansiosos para conhecer suas preferências. Por favor, preencha o formulário e nos ajude a direcionar melhor sua participação. É um processo rápido, e você pode escolher mais de uma opção. Para conhecer outras câmaras, acesse:craes.org.br/camaras-tematicas/